7 de dezembro de 2021
S.O.S. Vida de Sergipe se prepara para processo de reacreditação
Em dezembro, a JCI (Joint Commission International) fará uma auditoria na empresa para avaliar processos de qualidade e segurança.
A S.O.S. Vida de Aracaju/SE, empresa que atua na área de home care, se prepara para receber em dezembro a reacreditação da JCI (Joint Commission International), uma das mais rigorosas instituições certificadoras na área da saúde em todo o mundo.
A necessidade de segurança e qualidade no atendimento de saúde é uma premissa. Para conseguir ter o melhor desempenho, é importante que os serviços de saúde tenham processos e uma cultura constante associada à qualidade. Neste cenário, a Acreditação é uma grande aliada para que as avaliações sejam constantes e a busca pela segurança em todos os procedimentos virem uma rotina.
“Eu sempre digo que qualidade é fazer o certo, mesmo quando ninguém está olhando. Essa cultura tem que estar em tudo em uma empresa que atua na área de saúde, desde na parte administrativa, no cuidado com a saúde e segurança dos colaboradores, até no atendimento ao paciente. Para isso, é preciso criar normas, rotinas, processos que façam com que todas as pessoas entendam a importância do trabalho de cada um para que todo o atendimento seja excelente”, pontua Mariana Leite de Baldarelli Crepaldi, enfermeira de suporte técnico.
Disseminando conhecimento
A gerente da S.O.S. Vida de Aracaju e médica Marta Simone salienta que a Acreditação é importante porque as pessoas que estão dentro de um serviço acreditado são conhecedoras da forma como tudo acontece.
“As rotinas são discutidas, escritas, treinadas. Isso faz com que o profissional saiba onde buscar informação quando necessita. O processo de Acreditação eleva a equipe a um patamar de segurança, de correção muito maior do que um serviço que dependa apenas do conhecimento individual de cada profissional”, opina.
A unidade de Sergipe da S.O.S. Vida recebeu a Acreditação da JCI em 2018 e agora passa pelo primeiro processo de reacreditação. O processo de reacreditação é realizado a cada três anos, para validar a manutenção dos padrões exigidos.
Os auditores farão visitas na unidade nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, avaliando o serviço e todo atendimento e funcionamento, de acordo com as regras da JCI.
“A cultura da qualidade tem que estar presente o tempo todo na empresa. A reacreditação, porém, é muito importante para que tenhamos esse momento de reavaliar o trabalho, promover mudanças, se for necessário, trocar informações. Não significa olhar para qualidade e segurança apenas no momento da reacreditação, mas sim utilizar esse momento para melhorar os processos”, opina Simara Espírito Santo, coordenadora da qualidade da S.O.S. Vida.
Para a médica Marta Simone, a reavaliação de tempos em tempos é fundamental para verificar se as práticas e políticas estão sendo mantidas, e o que pode ser melhorado.
“Tudo pode ser visto de uma maneira nova e melhor, logo pode ser aperfeiçoado. Então para nós, esse processo de reacreditação, mais ainda passando por toda essa experiência e desafios que a pandemia de Covid-19 trouxe, ele nos fortalece no sentido que os profissionais se sintam mais tranquilos e seguros para fazer seu trabalho, com a consciência de que o certo deve ser feito sempre e isso traz melhorias para profissionais e pacientes”, salienta Marta.
Ela completa que o processo de acreditação fortaleceu a unidade, ajudando a crescer na qualidade da assistência.
S.O.S. Vida Bahia foi reacreditada em jun/2021
A acreditação foi conquistada pela empresa em 2012 e a obtenção da renovação em 2021 consolida o amadurecimento da cultura de qualidade que foi um dos elementos que ajudou a empresa a se adaptar com mais facilidade aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e atender ao aumento da demanda por home care.
Simara Espírito Santo pontua que fomentar a cultura da qualidade e segurança em uma empresa de saúde é aprimorar constantemente os processos a fim de reduzir falhas, otimizar o trabalho e facilitar ajustes nas rotinas.