7 de dezembro de 2021

S.O.S. Vida de Sergipe se prepara para processo de reacreditação

Em dezembro, a JCI (Joint Commission International) fará uma auditoria na empresa para avaliar processos de qualidade e segurança.

A S.O.S. Vida de Aracaju/SE, empresa que atua na área de home care, se prepara para receber em dezembro a reacreditação da JCI (Joint Commission International), uma das mais rigorosas instituições certificadoras na área da saúde em todo o mundo.

A necessidade de segurança e qualidade no atendimento de saúde é uma premissa. Para conseguir ter o melhor desempenho, é importante que os serviços de saúde tenham processos e uma cultura constante associada à qualidade. Neste cenário, a Acreditação é uma grande aliada para que as avaliações sejam constantes e a busca pela segurança em todos os procedimentos virem uma rotina. 

“Eu sempre digo que qualidade é fazer o certo, mesmo quando ninguém está olhando. Essa cultura tem que estar em tudo em uma empresa que atua na área de saúde, desde na parte administrativa, no cuidado com a saúde e segurança dos colaboradores, até no atendimento ao paciente. Para isso, é preciso criar normas, rotinas, processos que façam com que todas as pessoas entendam a importância do trabalho de cada um para que todo o atendimento seja excelente”, pontua Mariana Leite de Baldarelli Crepaldi, enfermeira de suporte técnico.

Mariana Crepaldi

Disseminando conhecimento

A gerente da S.O.S. Vida de Aracaju e médica Marta Simone salienta que a Acreditação é importante porque as pessoas que estão dentro de um serviço acreditado são conhecedoras da forma como tudo acontece.

“As rotinas são discutidas, escritas, treinadas. Isso faz com que o profissional saiba onde buscar informação quando necessita. O processo de Acreditação eleva a equipe a um patamar de segurança, de correção muito maior do que um serviço que dependa apenas do conhecimento individual de cada profissional”, opina.

marta simone sousa

A unidade de Sergipe da S.O.S. Vida recebeu a Acreditação da JCI em 2018 e agora passa pelo primeiro processo de reacreditação. O processo de reacreditação é realizado a cada três anos, para validar a manutenção dos padrões exigidos.

Os auditores farão visitas na unidade nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, avaliando o serviço e todo atendimento e funcionamento, de acordo com as regras da JCI.

“A cultura da qualidade tem que estar presente o tempo todo na empresa. A reacreditação, porém, é muito importante para que tenhamos esse momento de reavaliar o trabalho, promover mudanças, se for necessário, trocar informações. Não significa olhar para qualidade e segurança apenas no momento da reacreditação, mas sim utilizar esse momento para melhorar os processos”, opina Simara Espírito Santo, coordenadora da qualidade da S.O.S. Vida.

Reacreditação consolida cultura da qualidade

Para a médica Marta Simone, a reavaliação de tempos em tempos é fundamental para verificar se as práticas e políticas estão sendo mantidas, e o que pode ser melhorado.

“Tudo pode ser visto de uma maneira nova e melhor, logo pode ser aperfeiçoado. Então para nós, esse processo de reacreditação, mais ainda passando por toda essa experiência e desafios que a pandemia de Covid-19 trouxe, ele nos fortalece no sentido que os profissionais se sintam mais tranquilos e seguros para fazer seu trabalho, com a consciência de que o certo deve ser feito sempre e isso traz melhorias para profissionais e pacientes”, salienta Marta.

Ela completa que o processo de acreditação fortaleceu a unidade, ajudando a crescer na qualidade da assistência.

S.O.S. Vida Bahia foi reacreditada em jun/2021

acreditação foi conquistada pela empresa em 2012 e a obtenção da renovação em 2021 consolida o amadurecimento da cultura de qualidade que foi um dos elementos que ajudou a empresa a se adaptar com mais facilidade aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e atender ao aumento da demanda por home care.

Simara Espírito Santo pontua que fomentar a cultura da qualidade e segurança em uma empresa de saúde é aprimorar constantemente os processos a fim de reduzir falhas, otimizar o trabalho e facilitar ajustes nas rotinas.

Deixe um comentário