Acreditação e Qualidade

Acreditação é um processo de avaliação e certificação, realizada por organizações especializadas, que analisa se as instituições de saúde possuem competência técnica para realizar procedimentos com critérios que priorizem qualidade e segurança do paciente, baseado em boas práticas internacionais.

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Desde 2012, a S.O.S. Vida é acreditada pela Joint Commission International (JCI) – considerada uma das mais rigorosas organizações certificadoras na área de saúde em todo o mundo – tornando-se a primeira empresa de Home Care do Norte-Nordeste certificada pela JCI e a segunda do Brasil.

Em 2019, o programa de Cuidados Paliativos conquistou o certificado de distinção da JCI, sendo a primeira empresa de Home Care da América Latina com essa garantia de qualidade.

Como funciona a Acreditação na Saúde

A Acreditação é baseada em padrões aplicáveis, predeterminados e publicados. A avaliação é realizada in loco, por uma equipe de avaliadores composta por pares – médicos, enfermeiros e administradores, e ocorre a cada três anos.

A S.O.S.Vida optou pelo método da Joint Commission International (JCI), organização americana com maior experiência no mundo na área de acreditação, devido ao alto grau de exigência dessa instituição e pelo reconhecimento internacional que possui.

A JCI adota um rigoroso manual internacional segmentado em 02 seções:

  • Padrões com Foco no Paciente
  • Padrões de Gerenciamento da Instituição de Saúde

Elevados Padrões de Cuidado

A S.O.S.Vida focou nos mais elevados padrões de cuidado ao paciente e na melhoria de processos voltados para resultados, tornando-se a 2ª empresa de Home Care no Brasil e 1ª no Norte/Nordeste a conquistar a Acreditação pela JCI.

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Vários resultados positivos foram obtidos após a Acreditação. Um deles foi a redução do indicador global de infecção domiciliar, que caiu 36% em um ano. O objetivo da empresa é reduzir esse índice ao mínimo possível.

Outro resultado relevante foi a satisfação do cliente com os serviços prestados. Pesquisa realizada em 2012 apontou que 92,07% de pacientes e familiares consideraram o atendimento da empresa bom ou ótimo, índice superior à mesma pesquisa de 2011, que revelou um índice de satisfação de 82,36%.

A Acreditação teve ainda como consequência uma inovação no processo de avaliação global do paciente. Aos 4 sinais vitais habituais (pressão arterial, pulso, respiração e temperatura) a equipe multidisciplinar da S.O.S.Vida acrescentou a dor como 5º sinal. Essa verificação é realizada rotineiramente, o que ajuda na avaliação global do paciente internado em home care.

Cultura da Qualidade

Além das auditorias periódicas da JCI, a busca pela excelência nos processos é mantida através do trabalho de comitês e comissões internas:

  • Comitê da Qualidade
  • Comissão de Ética Médica
  • Comitê de Ética e Conduta Profissional
  • Comissão de Controle de Infecção Domiciliar (CCID)
  • Comissão de Revisão de Prontuários
  • Comissão de Padronização de Materiais e Medicamentos
  • Gerenciamento de Riscos

Comitê de Qualidade

É composto pela Diretoria e pelos líderes clínicos e administrativos que colaboram no planejamento e execução do Programa de Gerenciamento da Qualidade da S.O.S. Vida. É através dele que os processos são monitorados através de um painel de indicadores. Por meio dessa análise, são discutidas e implementadas ações de melhoria para otimizar os índices que não alcançaram as metas.

Comissão de Ética Médica

É o órgão que orienta e fiscaliza o desempenho ético da profissão médica, representando o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia junto à S.O.S. Vida.

Comitê de Ética e Conduta Profissional

Objetiva promover o cumprimento do Código de Ética e Conduta Profissional, assim como do Manual do Colaborador, a fim de que a ética, o respeito e a responsabilidade sejam constantemente praticados na instituição.

Comissão de Controle de Infecção Domiciliar (CCID)

É o serviço executor das ações de controle de infecção domiciliar, e tem como finalidade estimular e incentivar os profissionais, pacientes, familiares e visitantes a participar do programa de controle das infecções domiciliares.

Comissão de Revisão de Prontuários

A comissão de revisão de prontuários da S.O.S. Vida tem por finalidade avaliar o correto, completo e legível preenchimento de todos os itens que obrigatoriamente constam no prontuário médico, além de definir a composição deste, visando assegurar a qualidade das informações.

Comissão de Padronização de Materiais e Medicamentos

Essa comissão tem como objetivo maior regulamentar a padronização de medicamentos e materiais médicos na S.O.S. Vida, a fim de promover efetividade na realização dos procedimentos e melhoria da qualidade na prestação dos seus serviços.

Gerenciamento de Riscos

Além dessas comissões e comitês, a S.O.S. Vida implantou o Gerenciamento de Riscos, atividade ligada ao setor de Qualidade, que monitora os processos desenvolvidos internamente com o objetivo de identificar seus riscos inerentes e reduzi-los, realizando a prevenção de eventos adversos.

    Comitê de Qualidade

    É composto pela Diretoria e pelos líderes clínicos e administrativos que colaboram no planejamento e execução do Programa de Gerenciamento da Qualidade da S.O.S. Vida. É através dele que os processos são monitorados através de um painel de indicadores. Por meio dessa análise, são discutidas e implementadas ações de melhoria para otimizar os índices que não alcançaram as metas.

    Comissão de Ética Médica

    É o órgão que orienta e fiscaliza o desempenho ético da profissão médica, representando o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia junto à S.O.S. Vida.

    Comitê de Ética e Conduta Profissional

    Objetiva promover o cumprimento do Código de Ética e Conduta Profissional, assim como do Manual do Colaborador, a fim de que a ética, o respeito e a responsabilidade sejam constantemente praticados na instituição.

    Comissão de Controle de Infecção Domiciliar (CCID)

    É o serviço executor das ações de controle de infecção domiciliar, e tem como finalidade estimular e incentivar os profissionais, pacientes, familiares e visitantes a participar do programa de controle das infecções domiciliares.

    Comissão de Revisão de Prontuários

    A comissão de revisão de prontuários da S.O.S. Vida tem por finalidade avaliar o correto, completo e legível preenchimento de todos os itens que obrigatoriamente constam no prontuário médico, além de definir a composição deste, visando assegurar a qualidade das informações.

    Comissão de Padronização de Materiais e Medicamentos

    Essa comissão tem como objetivo maior regulamentar a padronização de medicamentos e materiais médicos na S.O.S. Vida, a fim de promover efetividade na realização dos procedimentos e melhoria da qualidade na prestação dos seus serviços.

    Gerenciamento de Riscos

    Além dessas comissões e comitês, a S.O.S. Vida implantou o Gerenciamento de Riscos, atividade ligada ao setor de Qualidade, que monitora os processos desenvolvidos internamente com o objetivo de identificar seus riscos inerentes e reduzi-los, realizando a prevenção de eventos adversos.