30 de novembro de 2021
NUPEC estimula a pesquisa e produção científica na área de home care

Profissionais apresentam resultados dos estudos científicos realizados com dados coletados na S.O.S. Vida.
Como estratégia de apoio aos estudantes e profissionais na construção de produções científicas, o NUPEC incentiva os estudos para fins acadêmicos ou para melhoria de processos internos da S.O.S Vida. Três trabalhos científicos elaborados por profissionais da S.O.S. Vida tiveram seus resultados apresentados durante o Seminário NUPEC 2021 – Produção Científica e Pesquisas em Home Care, realizado dia 20 de outubro.
O evento foi on line e contou com a participação da professora Gilmara Rodrigues, doutora em enfermagem e ex-colaboradora da empresa que ministrou a palestra intitulada “A importância da Pesquisa em Saúde.”
Antecedendo a apresentação dos trabalhos, a assessora do Núcleo de Pesquisas e Ensino Científico Gleide Regina Oliveira destacou a importância de compartilhar conhecimento e refletir sobre as práticas diárias.
“É o momento de pensar sobre temáticas que ainda podem ser exploradas no cotidiano das práticas profissionais”, destacou a assessora, acrescentando que o seminário é uma oportunidade para tornar as pesquisas conhecidas por todo o corpo funcional da empresa.

Ressalta ainda que, quem começa a fazer pesquisa passa a entender o objetivo da escrita científica e segue em frente, estimulando outros colegas. Destacou, entretanto, que é preciso orientação e metodologia adequadas para atender o rigor científico. Gleide enfatizou que a pesquisa melhora os processos institucionais, além das intervenções em saúde e garante um atendimento ainda melhor aos pacientes, visando o foco no cuidado da S.O.S. Vida.
Publicações recentes
Gleide lembra que dois artigos científicos foram publicados recentemente em Revistas Indexadas, de acordo com a condução dos estudos e orientação metodológica do Nupec. Um deles no Brazilian Journal of Health Review , com o título “Espiritualidade e resiliência na atenção domiciliar” (escrito pela própria Gleide em parceria com o assessor de planejamento e controle da S.O.S. Vida Bruno Espino). Este também teve sua divulgação feita no Jornal A TARDE no mês de outubro.

Outro estudo realizado em parceria com o NUPEC, foi publicado no International Journal of Development Research com o título “Risk factors for aspiration pneumonia in home care patients”, traduzido para o português: “Avaliação de fatores de risco para desenvolvimento de pneumonia broncoaspirativa em pacientes de Home Care”, de autoria principal de Dra. Monique Lirio, infectologista e coordenadora da CCID da S.O.S Vida.

Outros estudos estão sendo realizados e a proposta é que ocorra outro seminário com o mesmo objetivo de apresentação de resultados até o final do ano de 2021. Desta vez, serão apresentados diferentes trabalhos que já foram concluídos pelos colaboradores da empresa.
Momento favorável à pesquisa
Durante a o seminário, a professora Gilmara Rodrigues destacou que, por conta da pandemia, o momento é favorável às pesquisas na área de saúde. Ressaltou ainda o trabalho de excelência que a S.O.S. Vida desenvolve tanto na assistência quanto nos estudos científicos.
“Uma pesquisa que não dá retorno à comunidade, seja acadêmica, seja social, apresenta-se sem relevância social. Os profissionais de saúde que estão na assistência têm um campo muito rico para desenvolver a pesquisa, porque é baseada em evidências”.
Gilmara ressaltou ainda que com o avanço da tecnologia o usuário mudou. Por meio da internet, ele tem acesso rápido à informação e antes de levar um exame ao médico, por exemplo, já tem uma ideia do que pode estar apresentando. “Para atuar nesse cenário, temos que estar atualizados e nada melhor do que a pesquisa científica para garantir isso”. A enfermeira disse ainda que o profissional de saúde não é mais só aquele prescritor ou prestador de procedimentos e técnicas. Ele precisa estar constantemente atualizado e atento às necessidades dos pacientes.
A enfermeira reforça que é primordial que a pesquisa, a prática profissional e o ensino estejam integrados entre si e a S.O.S. Vida executa essa diretriz, utilizando de seu rico banco de dados para investigar diversas temáticas ligadas ao Home Care. “A pesquisa não é importante apenas para a empresa, mas para toda a equipe”.
Gilmara lembrou também da parceria da S.O.S. Vida com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, através dos estágios em residência médica. Isso aproxima cada vez mais a empresa das práticas acadêmicas.
O uso contínuo da tecnologia, seja por meio do prontuário eletrônico, seja pelo tele atendimento, foram avanços da S.O.S. Vida lembrados pela professora, que enfatizou ainda que a pesquisa e a produção científica são indicadores de qualidade, o que reforça os certificados que a empresa possui da JCI (Joint Commission International).
Após as apresentações dos resultados, os questionamentos foram abertos por Gleide e percebeu-se que os dados exibidos promovem reflexões da prática profissional e direciona a equipe para melhor estratégia de cuidado.
Ao final do evento, o presidente da empresa, Dr. José Espiño, agradeceu a presença de todos e elogiou os trabalhos científicos selecionados, acreditando que as apresentações vão estimular outros colaboradores a iniciarem novas pesquisas.
Trabalhos apresentados
- “A compreensão sobre o uso de sondas alimentares em pacientes difágicos por síndrome demencial em um serviço de Home Care” : Dra. Jamile Brito, Médica Paliativista e Dra. Ana Rosa Humia, Coordenadora Médica da S.O.S. Vida (BA)
- “Fatores de risco para pneumonia por aspiração em paciente em Home Care”: Dra. Monique Lírio, Infectologista e Coordenadora do CCID da S.O.S. Vida
- “Protocolo para administração de medicamentos por tubos de alimentação”: Tâmara de Andrade, Farmacêutica da S.O.S. Vida
II Seminário NUPEC 2021
O segundo Seminário NUPEC de 2021 aconteceu no dia 24/11, com a apresentação de outros 03 trabalhos:
- Estratégias para enfrentamento da pandemia por SARS-CoV-2 em serviço de Home Care: Monique Lírio, infectologista e Coordenadora da CCID da S.O.S. Vida
- Implementação do Programa de Atendimento Fisioterapêutico Domiciliar para Pacientes Pós Covid-19: Andréa Couto, Supervisora de Fisioterapia da S.O.S. Vida(BA)
- Impactos da Pandemia à Saúde Mental do Trabalhador: Uma Análise Situacional no Cenário de Home Care: Sônia Cotrim, Gerente de Pessoas da S.O.S. Vida
NUPEC, estimulando a produção de conhecimento
O estudo foi realizado em conjunto com o NUPEC – Núcleo de Pesquisa e Ensino Científicos, o qual fomenta atividades de pesquisa na instituição a fim de promover conhecimento e melhorias nos processos na área de home care.
O NUPEC está em constante interlocução com público interno e externo (instituições de ensino e pesquisa), tendo como pilares a ética nas relações e a inovação científica para otimização da assistência, promoção de saúde e qualidade de vida do paciente, cuidadores e profissionais de saúde.
A produção de estudos coordenada pelo núcleo está orientada para 03 linhas macro de pesquisa:
- Assistência Clínica: abrange estudos direcionados ao cuidado técnico e à relação estabelecida entre a equipe profissional e o paciente e/ou familiar assistido.
- Inovação e Qualidade: desenvolvimento e aprimoramento de recursos terapêuticos. Incluem-se nessa linha de pesquisa as ações e os métodos para gestão de riscos em ambiente domiciliar e organizacional.
- Gestão Organizacional: processos organizacionais, gestão de pessoas, relações de trabalho e saúde do trabalhador.