12 de julho de 2021

Acreditação em empresas de saúde

Organizações que atuam no setor de saúde e bem-estar lidam com um universo sensível, que é a vida das pessoas. Neste sentido, todo o trabalho desenvolvido nesse setor deve ser realizado seguindo critérios rígidos, com muito profissionalismo e sensibilidade. O processo de acreditação assegura que a empresa atua em conformidade com esses critérios.

Estabelecer protocolos que norteiem as ações desempenhadas pela empresa garante a segurança do paciente, do processo e do profissional.

A construção de uma cultura de segurança e qualidade contribui diretamente para a consolidação e manutenção de tais protocolos e estimula a prática do aprendizado contínuo, o que eleva o nível dos profissionais e das atividades desempenhadas por eles.

Para assegurar o cumprimento desses protocolos, instituições independentes realizam auditorias nas empresas de saúde, como hospitais, clínicas, home care, entre outros, a fim de garantir a conformidade dos estabelecimentos com os padrões definidos. Esse processo é chamado de acreditação, conforme explicou Simara Espírito Santo, coordenadora de qualidade da S.O.S. Vida, em entrevista à Rádio Excelsior.

“A acreditação é o reconhecimento formal concedido por instituições independentes, que avaliam os padrões de qualidade dos hospitais, clínicas, home care e outras empresas da área de saúde, a partir de critérios estabelecidos. A cada três anos as instituições passam por uma auditoria externa, a reacreditação, para certificar da manutenção dos padrões de qualidade” explica.

Ouça a entrevista completa

Importância da cultura de qualidade

Em junho de 2021, a S.O.S. Vida recebeu a auditoria da Joint Commission International (JCI) – uma das mais rigorosas certificadoras da área da saúde, com atuação em mais de 100 países – para o processo de reacreditação. Ao final da auditoria, a empresa conquistou, pela segunda vez consecutiva, a reacreditação.

“Essa conquista valida o fato que nossos protocolos e procedimentos seguem altos padrões internacionais, garantindo uma assistência segura e de qualidade, o que possibilita uma maior confiança para as famílias e para a equipe que presta essa assistência”.

Dado o rigor e a exigência que conquistar a acreditação demanda, a empresa que alcança essa distinção tem a sua imagem elevada, mais ainda quando se trata de uma reacreditação, o que indica a consolidação dos padrões no cotidiano da empresa.

A importância de uma cultura de qualidade e de adequação a padrões internacionais foi provada mais uma vez com a chegada da pandemia, e da criação e adoção de novos processos para lidar com os desafios impostos pela crise sanitária.

“Qualidade e segurança sempre foram características necessárias em empresas de saúde. Com a pandemia de Covid-19, as instituições precisaram, mais do que nunca, desses atributos para enfrentar os desafios. Porém, as empresas que já cultivavam uma cultura de qualidade tiveram uma transição mais tranquila para os novos processos, protocolos e as mudanças do último ano, pois a adaptação é mais rápida quando você tem processos que não engessam, mas que facilitam o trabalho diário”.

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