2 de dezembro de 2021
Teleatendimento trouxe avanços para serviço de Home Care

O teleatendimento, que evitou a paralisação do atendimento a pacientes em alta vulnerabilidade, pode ampliar serviço.
A adaptação do sistema híbrido de trabalho tem se mostrado relevante não apenas para o universo empresarial, mas também para o setor de saúde especializado em cuidados especiais: o Home Care.
Segundo a médica infectologista Monique Lírio, da S.O.S. Vida, serviço de assistência médica domiciliar, com a pandemia da Covid-19, os profissionais do setor tiveram que rapidamente mudar a conduta de atendimento para reduzir o risco de contaminação em grupos de risco como em idosos e pessoas com comorbidades e alcançaram resultados interessantes.
No período de abril a agosto do ano passado, mais de dois mil atendimentos em assistência domiciliar realizados pela empresa tiveram que se adaptar, a partir das orientações do plano de contingência, e passaram a ser atendidos pela teleconsulta.
“Utilizamos deste recurso para manter a assistência destas pessoas em vulnerabilidade, contendo o risco de transmissão do vírus para pacientes e profissionais de saúde”.
A consulta presencial era realizada se o paciente apresentasse comorbidades descompensadas ou uma infecção em curso.

A redução do presencial no atendimento reduziu a possibilidade de contaminação e o uso imediato e bem-sucedida da teleconsulta mostrou que a tecnologia pode ser adotada para este setor e outras da área da saúde. “No período pós-pandêmico, as teleconsultas podem ser úteis no monitoramento de pacientes que vivem em áreas remotas ou que têm limitações físicas e / ou financeiras para viajar até os grandes centros”, disse Monique Lírio.
No entanto, lembra ela, não se recomenda as teleconsultas como forma de atendimento preferencial para todos os pacientes, principalmente na primeira consulta. Para a médica, é certo que solução pode contribuir para o trabalho de assistência domiciliar, sempre na perspectiva de redução do risco de contágios e ampliar a possibilidade de atendimento especializado a pessoas muito vulneráveis ou que moram longe dos centros de atendimento”, disse a especialista.
A infectologista destaca também as medidas preventivas junto aos colaboradores da empresa – distribuição de máscaras, totens e display de álcool gel, adoção do trabalho híbrido e reuniões on-line, além de uma série de ações de conscientização como lives, e-books e comunicação visual pelas unidades da empresa.
Estratégias para o enfrentamento da pandemia por SARS-CoV-2 em serviço de Home Care | Journal IJDR
O Jornal of Development Research (IJDR) publicou o estudo “Strategies for coping with the sars-cov-2 pandemic in a home care servisse”, coordenado pela infectologista Monique Lírio, que relatou a experiência de adaptação da assistência a pacientes atendidos pela S.O.S. Vida (BA) na assistência domiciliar durante a pandemia.
O artigo relatou o acompanhamento de 1.605 pacientes, sendo identificados 47 com sintomas respiratórios, 10 casos confirmados de infecção por SARS-CoV-2. Para o acompanhamento foi elaborado um plano de contingência para pacientes e profissionais e priorizados grupos de risco para telemonitoramento.
Leia o artigo completo: Estratégias para o enfrentamento da pandemia por SARS-CoV-2 em serviço de Home Care | Journal IJDR