17 de abril de 2021
Nova filial leva experiência de Home Care para Brasília
A S.O.S. Vida traz uma proposta diferenciada no serviço de Home Care em Brasília.
Esta é a visão da coordenadora médica da filial da capital federal, Dra. Patrícia Espino, oncologista com pós-graduação em cuidados paliativos.
“A S.O.S. Vida traz toda sua experiência, construída em mais de 30 anos de mercado. Nosso trabalho é sempre centrado nas necessidades individuais do paciente e no cumprimento de protocolos internacionais de qualidade, o que garante maior segurança em todos os processos”.
Dra. Patrícia Espino lembra que a população de Brasília tem um grau elevado de expectativa de vida e envelhece em ritmo acelerado, o que traz um crescimento da incidência de doenças crônicas. Nesse cenário, aumenta a demanda por serviços como o Home Care, que oferece, quando necessário, suporte para cuidados específicos.
“Existe uma grande diferença entre vida longa e vida plena. A S.O.S. Vida aposta na segunda opção, por isso desenvolve um trabalho de valorização da vida em todos os seus aspectos, clínicos, emocionais e sociais”, explica a médica.
Investimento na capacitação
Para manter o padrão de qualidade já consolidado, toda a equipe de Brasília passou pela capacitação técnica e reconhecimento dos valores, missão e visão da empresa. Esse cuidado é estendido à toda a equipe que presta atendimento ao paciente da S.O.S. Vida, seja no programa de Pediatria, Cuidados Paliativos, Ventilação Mecânica e Saúde da Pele.
A proposta, explica a coordenadora médica, é oferecer à Brasília a qualidade já aprovada há mais de três décadas na Bahia e há mais de 10 anos em Sergipe.
“Está em nossa Visão ser uma empresa de abrangência nacional e é isso que buscamos com a abertura dessa segunda filial”.
Ações planejadas
Isabella Napoli, assessora de Projetos em Saúde da empresa, destaca que antes de chegar ao mercado de Brasília foi realizado um estudo para identificar as oportunidades e dimensionar a estrutura necessária para oferecer um serviço de qualidade na capital federal.
A assessora coloca como destaque, na atuação da S.O.S. Vida, a forte cultura de gestão de processos e a adoção de protocolos de padrão internacional promovidos, principalmente, pelo fato de a empresa ser Acreditada pela Joint Commission International (JCI), considerada uma das mais rigorosas instituições certificadoras na área da saúde em todo mundo.
“Esse é um forte diferencial competitivo, pois permite prestar uma assistência mais segura e organizada. Uma operação Acreditada promove a melhoria constante dos processos, corrigindo falhas e anomalias de maneira mais rápida e eficiente. Isso tudo sem perder de vista o paciente, que está no centro do cuidado”.
Isabella ressalta ainda que esse resultado é percebido por todos os envolvidos no processo, seja o paciente, o familiar, o médico assistente ou a operadora.
“Uma assistência de qualidade é feita com o olhar e a atenção para todos, sem prejuízo, danos ou insatisfações”.
Processo de qualidade
Pioneira e líder de mercado em Home Care na Bahia, a S.O.S. Vida é a 2ª empresa do setor no Brasil e 1ª no Norte/Nordeste a conquistar a Acreditação pela JCI (Joint Commission International), uma das mais conceituadas instituições certificadoras da área de saúde. A filial de Aracaju também possui a certificação JCI.
A S.O.S. Vida é uma das principais empresas de Home Care do Brasil, sendo considerada uma referência no setor, principalmente em relação à gestão de qualidade e segurança do paciente.
Uma das primeiras instituições de saúde do Brasil Acreditadas pela JCI – Bahia em 2012 e Sergipe em 2018 –, em 2019 tornou-se a primeira empresa de Home Care da América Latina a garantir o certificado de distinção da JCI para o Programa de Cuidados Paliativos.
“A Acreditação e a recente certificação do Programa de Cuidados Paliativos são exemplos de nosso compromisso com a experiência e a segurança dos pacientes, seus familiares e também da nossa equipe. Essa é a linha de trabalho que orienta todos nossos esforços”, finaliza Isabella Napoli.