Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Estrutura Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Nossos Serviços
Internação Domiciliar Cuidados Paliativos Ambulatório Oncologia Centro de Infusão de Medicamentos Especiais - CIME
Saiba Mais
Notícias Informativos Dicas
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato
cuidados-paliativos-certifcacao

Iniciado em 2010, o programa de Cuidados Paliativos garante o certificado de distinção da Joint Commission Internacional (JCI).

Considerada uma das mais rigorosas instituições certificadoras na área da saúde em todo mundo, a certificação da JCI atesta que o programa oferece um nível de excelência de atendimento seguindo padrões internacionais. 

No Brasil, o Hospital Paulistano também possui um programa de cuidados paliativos certificado pela JCI, porém a S.O.S. Vida é a única empresa de Home Care da América Latina a possuir um programa certificado pela instituição.

A primeira etapa do processo iniciou-se em maio de 2019 com uma visita diagnóstica, onde foi constatado a utilização de protocolos e indicadores definidos sendo utilizados por uma equipe de profissionais especializados no assunto.  Em outubro de 2019 o programa foi certificado com excelência.

CULTURA DA QUALIDADE

Segundo a coordenadora da Qualidade da S.O.S. Vida, Simara de Jesus, essa nova certificação reforça a cultura da empresa de segurança do paciente, contagiando os colaboradores na busca constante pelo aperfeiçoamento.

“O protocolo de cuidados paliativos define uma prática para garantir a sua aplicação dentro da melhor evidência científica.  Essa certificação coloca a S.O.S. Vida em um novo patamar de qualidade, garantindo um atendimento ainda melhor, beneficiando não só os pacientes em cuidados paliativos, mas também todos os familiares envolvidos”, destaca Simara.

A ABORDAGEM DE CUIDADOS PALIATIVOS

Cuidados Paliativos é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento.

“O foco do tratamento passa a ser o doente e não mais sua doença.  A preocupação é controlar os sintomas que possam causar desconforto no paciente como náusea, vômito, dor, fadiga, cansaço, depressão, ansiedade, sonolência, dispneia e mal-estar, proporcionando a ele melhora na qualidade de vida e um processo de terminalidade digno, do ponto de vista físico, emocional, social e espiritual, estendendo ainda o olhar sobre a família e cuidadores”, conforme explica a Dra. Ana Rosa Humia, coordenadora do programa de Cuidados Paliativos da S.O.S. Vida.

“Cuidados Paliativos é uma linha de assistência que proporciona conforto e dignidade em todas as dimensões do sofrimento humano ao indivíduo portador de doença crônica progressiva ou debilitante em fase final de vida”, acrescenta Simara de Jesus.

Dra. Ana Rosa lembra que existem pesquisas que mostram que cerca de 70% dos pacientes preferem morrer no seu domicílio.

“Para isso acontecer, muitas vezes é preciso uma estrutura de Home Care, porque são pacientes com doenças graves, que precisam de controle de sintomas”.

“O ambiente domiciliar é salutar para o paciente de fim de vida. É importante para ele estar em ambiente aconchegante, onde ele se reconhece, reconhece o cheiro da comida, os cantos. Ir para casa muitas vezes é o grande desejo daquele paciente e da família, apesar dos receios. Mas para isso é preciso ter todo o apoio de uma equipe multidisciplinar, que possa tratar de suas necessidades físicas, sociais e espirituais”, completa a médica paliativista, Alessandra BArretto.

PROGRAMA DE CUIDADOS PALIATIVOS DA S.O.S. VIDA

Entre os diferenciais do serviço, a Dra. Ana Rosa destaca a assistência personalizada, baseada em protocolos de segurança; o acompanhamento multiprofissional; a participação efetiva da família e cuidadores na assistência ao paciente; um controle rigoroso da dor e demais sintomas e um foco no paciente e não na doença.

“A nossa preocupação é com a qualidade de vida”, ressalta a médica paliativista, que cita uma frase de Lilian Hennemann-Krause: “Ainda que não se possa curar, sempre é possível cuidar”.

O núcleo multiprofissional do programa inclui médicos, enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais com formação na área.  Além disso, os serviços de terapias terceirizados e técnicos em enfermagem que acompanham pacientes em cuidados paliativos são treinados pela equipe para que possam prestar um atendimento especializado e personalizado, baseado na humanização e segurança, pilares da S.O.S. Vida.

CUIDADOS PALIATIVOS NA BAHIA

O crescente envelhecimento da população brasileira deve acelerar a demanda por serviços como home care e cuidados paliativo, o que contribui para o aumento do interesse dos profissionais da área da saúde. 

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), órgão do IBGE, a Bahia é o sétimo estado com maior aumento da população.  Nesse cenário, diversas iniciativas ganham espaços como a implantação da Câmara Técnica em Cuidados Paliativos no Cremeb, os cursos realizados pelo Instituto Paliar e o Café Paliativo Integrativo.

O Café Paliativo acontece mensalmente, sempre com um debate interessante sobre o tema. A S.O.S. Vida participa dessa ação, promovendo a vinda de palestrantes de outros estados para falar sobre esse conteúdo.

Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

Empresa afiliada:

Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp

Empresa afiliada:

Nead

ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA