16 de dezembro de 2024
No Brasil, a queda é a terceira causa de morte em pessoas com mais de 65 anos

A queda é a terceira principal causa de mortalidade entre pessoas com mais de 65 anos no Brasil. Entre 2013 e 2022, o número de óbitos decorrentes desse tipo de acidente dobrou. Suas complicações, como fraturas e hemorragias internas, podem ter consequências graves, comprometendo de forma significativa a saúde e a qualidade de vida dos idosos.
Recentemente, um caso de destaque chamou a atenção para os riscos associados a quedas em idosos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma queda em outubro, que resultou em um hematoma intracraniano e a necessidade de atendimento médico de emergência agora em dezembro. Felizmente, o presidente se recuperou bem, mas o episódio serve como um importante alerta para as graves consequências que quedas podem trazer.
Com o envelhecimento, adotar medidas preventivas torna-se essencial para preservar a qualidade de vida. Apesar dos avanços na saúde, como maior acesso a ações preventivas, controle de doenças crônicas e imunizações, a prevenção de quedas ainda é um aspecto frequentemente negligenciado e exige maior atenção.
O que diz nosso especialista:
Como diminuir o risco de quedas?
Para reduzir os riscos de quedas, é fundamental realizar adaptações no ambiente domiciliar. Entre as principais recomendações, destacam-se:
– Adaptação do banheiro: Instalar barras de apoio e pisos antiderrapantes.
– Iluminação adequada: Garantir fácil acesso aos interruptores e iluminação eficiente em escadas e corredores.
– Remoção de riscos: Evitar tapetes escorregadios ou móveis mal posicionados.
– Calçados apropriados: Usar sapatos com solas antiderrapantes.
– Treinamento físico: Contar com orientação de fisioterapeutas para melhorar equilíbrio e força.

Programa de prevenção e gerenciamento de quedas S.O.S. Vida
Na S.O.S. Vida, contamos com um programa rigoroso de prevenção de quedas e resposta imediata para atender prontamente nossos pacientes. Caso uma queda aconteça, nossa equipe realiza a notificação e o acompanhamento necessário para evitar complicações maiores.
Além disso, disponibilizamos uma cartilha gratuita de prevenção de quedas. Clique aqui para baixar.