22 de abril de 2022
S.O.S. Vida lança cartilha de prevenção de quedas para seus pacientes
Para garantir a segurança do paciente identificado com risco elevado de queda no domicílio a S.O.S. Vida lança uma cartilha completa voltada para familiares e cuidadores, sinalizando riscos e orientando a relevância dos cuidados para prevenir esse tipo de evento.
Segundo explica a autora do documento, a enfermeira clínica Ana Gonzaga, o conteúdo foi validado por uma equipe multiprofissional.
Ana Gonzaga lembra que a ideia da cartilha surgiu como plano de ação a partir da avaliação dos gerenciamentos de riscos por eventos de queda, notificados pela equipe assistencial dos pacientes em internação domiciliar pela S.O.S. Vida.
“O setor de qualidade da empresa recepciona todas as notificações desses eventos, analisando o acréscimo dos casos. Definimos por elaborar um plano de ação. A cartilha será distribuída para todos os pacientes identificados como elevado risco de queda, podendo ser idosos ou não”, esclarece Ana Gonzaga.
A distribuição será de forma digital e impressa para atender ao público que não tem facilidade com tecnologia. “Abordarmos os pontos relevantes com uma linguagem simples e acessível, bastante educativa. Identificamos os pontos no domicílio para garantir a segurança ao paciente”, finaliza Ana Gonzaga.
PRIORIDADE
Conforme explica a coordenadora da Qualidade da S.O.S. Vida, Simara Espírito Santo, a segurança é uma prioridade na empresa, que está sempre atenta para que seus pacientes estejam seguros e recebam um tratamento efetivo.
Ela lembra que reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas, é a sexta meta internacional de segurança do paciente que foi estabelecida pela Joint Commission International (JCI), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A cartilha faz parte de uma ampla campanha de esclarecimento cujo objetivo é fortalecer as medidas que visam reduzir ou eliminar a ocorrência de queda nos pacientes em assistência domiciliar. “Por meio de ações que contemplem a avaliação de risco individualizada, a garantia ao cuidado multiprofissional e o ambiente seguro, educando o paciente, os familiares e os cuidadores”.
A S.O.S. Vida tem um protocolo específico de queda, que contempla avaliação do risco do paciente para o evento, implementa barreiras preventivas, elabora plano de cuidados e intervenções individualizadas, realiza orientações ao familiar e ao cuidador e paciente e sugere adequações ao ambiente. “A avaliação do risco de queda é feita no momento da admissão do paciente pelo enfermeiro, com o emprego de uma escala específica e reavaliada com frequência até a alta”, finaliza Simara.