17 de abril de 2021

Coordenadora da Qualidade fala sobre processo de Acreditação da S.O.S. Vida

Palestra de Fernanda Gama aconteceu durante a 4ª Semana de Enfermagem do Hospital Evangélico da Bahia

O Hospital Evangélico da Bahia, localizado em Brotas, está em fase de implantação de protocolos de qualidade e quer motivar a sua equipe de assistência a se engajar nesse processo. Para tanto, a direção daquela unidade de saúde tem buscado aprender com quem já passou por essa etapa e por isso convidou a coordenadora da Qualidade da S.O.S. Vida Fernanda Gama para apresentar o “case” de sucesso da Acreditação.

A palestra aconteceu no último dia 12 de maio, durante a 4ª Semana de Enfermagem do Hospital Evangélico e teve como tema “Qualidade na Prática Assistencial e Conceito de Melhoria Contínua”.

Fernanda começou falando da S.O.S. Vida, sua missão e valores, além de explicar o que é Home Care, as principais diferenças em relação à assistência hospitalar e os critérios utilizados pela empresa para a admissão de pacientes.

Depois passou a abordar o processo de qualidade em si, com destaque para o treinamento, que deve ser contínuo e envolver todos os setores da companhia.  “Compromisso e engajamento dos profissionais também são fatores determinantes para o sucesso de um processo de qualidade”, disse Fernanda, que enfatizou ainda a importância da integração entre as áreas.

Citou Clarisse Lispector para exemplificar o que estava dizendo:”Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”

Fernanda destacou ainda a importância da participação da alta direção da empresa em todo o processo e disse que o gerenciamento de risco é fundamental para a melhoria contínua dos processos.

“É necessário ressignificar os erros, pois eles são grandes sinalizadores para se corrigir as causas do problema e evitar a recorrência”.

Fernanda falou também das etapas que culminaram na certificação internacional obtida pela S.O.S.Vida, segunda empresa de Home Care no Brasil e primeira do Norte/Nordeste a conquistar o selo de Acreditação pela JCI (Joint Commission International). Em 2015 a empresa conquistou a manutenção do selo JCI, tornando-se Reacreditada.

Leia também o artigo publicado no Jornal A Tarde: Acreditação e a melhoria contínua no setor da saúde

Deixe um comentário