17 de abril de 2021
Café Paliativo aproxima Profissionais de Aracaju de Cuidados Paliativos
Profissionais da área de saúde de Aracaju tiveram a oportunidade de participar, na última sexta-feira, 31/08, do I Café Paliativo de Aracaju, uma iniciativa da S.O.S. Vida que reuniu cerca de 80 pessoas no Celi Hotel Aracaju.
De acordo com a médica Marta Simone, gerente da filial da S.O.S. Vida na capital sergipana, a intenção foi aproximar os profissionais que atuam nessa área, levando conhecimento sobre o assunto.
O evento contou com uma palestra da médica Dalva Yukie Matsumoto, coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e diretora do Instituto Paliar. A especialista fez uma abordagem histórica sobre o tema, como surgiu e o conceito da Organização Mundial da Saúde.
A Drª Dalva Matsumoto falou também da importância de uma equipe especializada assumir o processo desde o momento em que o médico identifique que determinado paciente possui uma doença que potencialmente pode levá-lo à morte.
Ressaltou ainda a importância da comunicação com os familiares desde o início, para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e o tratamento possa transcorrer da melhor maneira possível.
A médica Marta Simone destaca que a intenção é tornar esse evento periódico, fomentando o conhecimento no Estado. “Não existe um campo homogêneo em cuidados paliativos em Sergipe”, afirma, lembrando que é uma área que exige procedimentos específicos e uma formação especializada.
CUIDADOS PALIATIVOS EM ARACAJU
Além de levar informação, o evento serviu para apresentar a equipe de Cuidados Paliativos da empresa aos profissionais de hospitais que assistiram à palestra. A S.O.S. Vida, dessa forma, é pioneira mais uma vez no setor de Home Care, criando a primeira equipe especializada do Estado nesse segmento, sob a liderança da médica geriatra Luana Brandão.
Segundo informa a coordenadora de relacionamento com o mercado, Silvaneide Ribeiro, quando um paciente em Aracaju possui uma conduta definida de Cuidados Paliativos ele já é atendido pela equipe especializada da S.O.S. Vida.
Além dos profissionais da filial, participaram também do evento o Presidente da empresa, o médico José Espiño; a Coordenadora Médica da Atenção Domiciliar e Coordenadora Geral em Cuidados Paliativos, a médica Ana Rosa; e a Gerente de Gestão de Pessoas da S.O.S. Vida, Sônia Cotrim.
Desde 2016 a S.O.S. Vida é filiada à Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), instituição fundada em 2005 que contribuiu para a regularização profissional do paliativista brasileiro.
Os Cuidados Paliativos foram definidos pela Organização Mundial de Saúde em 2002, e reiterada em 2014, como uma forma de assistência que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças potencialmente ameaçadoras para a continuidade da vida.