29 de outubro de 2021
Os benefícios da Atenção Domiciliar | Rádio Excelsior
Atenção Domiciliar, ou Home Care, é uma modalidade de assistência em saúde em que a condução do tratamento do paciente é conduzida no domicílio por uma equipe multidisciplinar que se desloca para a residência da pessoa que necessita de cuidados.
Essa é uma abordagem que apresenta aspectos positivos ao paciente, mas também às demais partes envolvidas nesse processo, como a família e os hospitais. Para o paciente, os benefícios se materializam no tratamento individualizado, voltado às reais necessidades que ele possui; na maior segurança ambiental, pois anula a possibilidade de contrair infecções e bactérias hospitalares; e no aspecto emocional, já que ele se encontra em um ambiente familiar onde a interação com seus entes queridos pode ocorrer de forma mais contínua e natural.
Em entrevista à Rádio Excelsior, a coordenadora médica da unidade Bahia, Dra. Ana Rosa Humia, pôde falar sobre essa modalidade em saúde.
“[A atenção domiciliar] é um conjunto de ações de saúde prestadas em domicílio; e essas ações são destinadas a pacientes que inspiram cuidados, que têm um quadro clínico que precisa ser cuidado por uma equipe de saúde no seu domicílio. Normalmente são pacientes que saem do hospital ou que estão em domicílio mais agravo, e aí precisam de um cuidado de saúde que pode ser realizado em domicílio”, explica.
Ouça a entrevista completa:
Continuidade do tratamento
O Home Care pode ser adotado como modalidade de continuação do tratamento em inúmeros casos. Contudo, para que um paciente seja admitido e passe a ser assistido por um serviço de Atenção Domiciliar é preciso que ele atenda a alguns critérios, tanto clínicos quanto sociais.
Esses critérios são importantes para assegurar que a continuidade do tratamento no lar do paciente, de forma segura e eficaz, seja possível. Aspectos como a adequação do domicílio às necessidades do paciente e a existência de um cuidador – profissional remunerado ou um membro da família designado – são indispensáveis para a admissão do paciente.
Segundo Dra. Ana Rosa, o diagnóstico estabelecido e o tratamento, iniciado ou a iniciar no domicílio também são critérios considerados e obrigatórios para admissão e início do acompanhamento multidisciplinar da empresa.
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Benefícios aos hospitais
Ao promover a desospitalização segura, os hospitais são beneficiados diretamente pela atenção domiciliar. O hospital, ao dar alta para um paciente, tem no home care um parceiro capaz de conduzir o tratamento seguro daquele paciente no domícilio.
Dessa forma, ocorre um processo de liberação de leitos, possibilitando ao hospital a continuar prestando assistência a outros pacientes que demandem cuidados mais complexos e o uso da estrutura hospitalar.
Diante da pandemia da Covid-19, a parceria entre hospitais e serviços de atenção domiciliar foi essencial para aliviar o fluxo de pacientes nas unidades hospitalares e liberar leitos para os pacientes infectados com o coronavírus, evitando, assim, o colapso do sistema de saúde.
“[…] principalmente agora na pandemia tivemos muitos casos de pacientes que vieram concluir o tratamento em domicílio e, com isso, disponibilizou vagas – a gente soube que os hospitais estavam bastante lotados, os leitos indisponíveis porque estavam muito cheios –, e a medida que a gente conseguiu prestar essa assistência em domicílio, muito paciente foi concluir o tratamento em domicílio”.
Tratamento individualizado
Os pacientes assistidos pela S.O.S. Vida contam com uma equipe multidisciplinar na condução do seu tratamento, que é individualizado e voltado às suas necessidades. Essa abordagem permite um tratamento amplo e que leva em consideração as diferentes dimensões do paciente, desde a física até a emocional.
A equipe de cuidados é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, fonoterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, farmacêutico e psicólogo.
A coordenadora médica explica que alguns pacientes vão precisar apenas do acompanhamento de terapias, como a fisioterapia, fonoterapia ou nutricionista; enquanto outros precisarão do gerenciamento do cuidado, isto é, a presença pontual ou mais prolongada dos técnicos de enfermagem no domicílio para realização de procedimentos técnicos.
“[…] esses pacientes mais complexos precisam do técnico de enfermagem presente no domicílio um pouco mais de tempo. Então, esse técnico pode pode ficar 6 horas, 12 horas ou 24 horas. Ficar o dia inteiro com o paciente e isso tudo é centralizado e cuidado pela empresa”.