17 de abril de 2021
Alimentação saudável na pandemia | Manhã Excelsior
A prática da alimentação saudável é constantemente indicada por especialistas, porém, em tempos de pandemia, adotar uma dieta balanceada é imprescindível para fortalecer o sistema imunológico.
A prática do isolamento social como forma de barrar o avanço do número de infectados pelo novo coronavírus tem provocado mudanças nos hábitos das pessoas. Uma dessas alterações ocorre no aspecto alimentar, que precisa receber uma atenção especial no momento em que vivemos.
Em participação ao programa de rádio “Manhã Excelsior”, Edneuza Nascimento, nutricionista da S.O.S. Vida, explicou que, durante a pandemia muitas pessoas podem estar transferindo o estresse e a ansiedade sentidos para o consumo de alimentos que, por muitas vezes, são inadequados, como pães, bolos, biscoitos, massas e alimentos de padaria. O consumo desses alimentos em excesso é maléfico para o organismo.
“Esses alimentos alimentam microrganismos que são inadequados para nossa microbiota, gera inflamação, gera obesidade e gera uma série de doenças que mais tarde vamos sentir o impacto”, explica a profissional.
Ouça a matéria completa com o apresentador Fernando Cabus.
Faça boas escolhas
O consumo de alimentos menos nutritivos ocasionalmente não é desaconselhado, contudo, dado ao atual cenário em que vivemos, é importante buscar manter uma prática alimentar rica em alimentos que ajudem a fortalecer o sistema imunológico.
“[…] frutas, verduras, tubérculos, chás, água, sucos, mas com frutas de verdade e principalmente alimentos crus. Os alimentos crus são fontes de nutrientes que são muito importantes para o reforço do nosso sistema de imunológico. São fontes de vitamina C, vitamina A, zinco, selênio. São fontes dessas vitaminas e minerais que são muito importantes para manter nosso sistema imunológico reforçado e evitar infecções virais e bacterianas”, orienta a nutricionista.
Uma forma de consumir alimentos como bolos, pães e biscoitos de forma mais saudável é substituindo os ingredientes utilizados para produção desses produtos.
“Por exemplo, você vai substituir a farinha de trigo por uma farinha de milho, vai substituir por uma farinha de amêndoas, por uma farinha de amendoim. Vai gerar seus bolos, pães, biscoitos e cookies de uma forma mais saudável”, aconselha Edneuza.
A profissional destacou que atualmente o maior vilão da alimentação é o açúcar, especialmente o contido em alimentos que, ao serem consumidos, rapidamente transformam-se em açucares no organismo, como os comercializados em padarias que são a base de farinha de trigo.
“O que a gente precisa hoje é procurar observar a nossa alimentação, fazer uma alimentação consciente, porque ao fazer essa alimentação consciente estamos preservando nosso estado saudável. Porque não devemos só cuidar quando estamos doentes, devemos prevenir doenças. E como a gente previne? Principalmente através da nossa alimentação”.
A nutricionista explica que o lixo doméstico pode ser um bom indicativo dos nossos hábitos alimentares. É preciso observar se, ao fim do dia, ele tem mais embalagens ou cascas. Quando houver mais cascas do que embalagens, é um sinal de que, naquele dia, consumimos alimentos crus, mais saudáveis e ricos em nutrientes, o que é benéfico para o organismo e, portanto, para o sistema imunológico.
Leia também: Alimentação e hábitos saudáveis fortalecem sistema imunológico durante isolamento
EBOOK CORONAVÍRUS
Os sintomas da Covid-19 e recomendações sobre o tratamento da doença estão detalhados em um ebook produzido pela S.O.S. Vida para orientar sobre cuidados e medidas de prevenção ao novo Coronavírus.
Baixe o ebook: Coronavírus: Orientações e Cuidados na Atenção Domiciliar