17 de abril de 2021
Especialista destaca a importância da Acreditação para uma assistência segura
“Acreditação: Processos seguros e sustentáveis para a excelência do cuidar” será o tema da palestra que Heleno Costa Júnior irá proferir durante a III JONAD (Jornada Nacional de Atenção Domiciliar), que será realizada no dia 26 de maio, a partir das 08h30, no Hotel Sheraton, em Salvador.
O evento, uma promoção da S.O.S.Vida, será voltado apenas para convidados. Mestre em Avaliação, Heleno tem formação na área de Gestão de Serviços de Saúde e Qualidade, com ênfase em Acreditação.
Heleno destaca a importância das empresas do setor de saúde buscarem melhorar seus processos por meio de programas de qualidade. Nesse aspecto, elogia o fato de a S.O.S.Vida ter obtido a Acreditação pela JCI, uma organização reconhecida como líder em credenciamento internacional em saúde.
Acreditação e Home Care
O palestrante vai falar também sobre internação domiciliar. “A OMS está propondo um engajamento mais ativo do paciente e da família durante o tratamento”, informa Heleno, destacando que o entendimento da Organização Mundial de Saúde é de que, quanto mais informado for o paciente, mais seguro será o cuidado.
No caso do Home Care, o especialista acredita que é importante que tanto o paciente quanto a família estejam devidamente esclarecidos sobre todos os procedimentos relativos ao tratamento, pois nem sempre a assistência é de 24 horas.
Heleno Júnior diz ainda que os manuais de Acreditação têm incorporado esse aspecto. “O que se discute hoje é o quanto os procedimentos de qualidade foram realmente assimilados pelos profissionais”, destaca o especialista.
Por fim, Heleno Júnior diz que uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos apontou que os erros dentro das instituições de saúde é a terceira causa de morte naquele país. Segundo Heleno, infelizmente não temos um levantamento desse tipo no Brasil, mas, em sua opinião, os erros por falta de observância dos procedimentos de qualidade com certeza são elevados.