17 de abril de 2021
Tratamento de Pacientes com ELA exige Cuidado Humanizado
O indivíduo portador de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) deve ser o centro do cuidado e todos os profissionais envolvidos devem trabalhar visando o seu bem-estar.
Esta é opinião da médica neurologista Marcela Câmara, que foi uma das palestrantes, nesta terça-feira (09/07), de evento promovido pela S.O.S. Vida, em parceria com a White Martins, voltado para a área de saúde.
A palestra aconteceu no Quality Hotel e Suites São Salvador, no bairro do Stiep, em Salvador, e contou com a presença de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e outros profissionais que atuam em Home Care. A abertura foi feita pelo médico pneumologista Edgard Passos de Souza, coordenador da Atenção Domiciliar da S.O.S. Vida.
Cuidado e atenção no tratamento da ELA
A Dra Marcela destacou que a ELA é uma doença extremamente grave e que precisa de um cuidado direcionado, pois tem um impacto social e emocional muito grande, tanto para o paciente quanto para a família. “É uma doença que exige um cuidado mais humanizado”, destacou a médica, acrescentando que é preciso trabalhar desde o início com os medos do paciente. Esses receios incluem a perda da capacidade de comunicação, de autonomia e de uma morte com sofrimento.
Como é uma doença que limita bastante o indivíduo, a equipe multiprofissional precisa estar atenta a todos os sinais que ele emitir, destaca a médica. Durante a palestra ela falou também dos estágios da doença e dos medicamentos mais usados. Entre os sintomas mais comuns, Dra. Marcela ressaltou a fadiga, a câimbra, a alteração de humor, a obstipação, o excesso de salivação e a dor.
Avaliação Respiratória e Manejo da Ventilação no Paciente com ELA
A segunda palestra foi da médica Andrea Barral Martins, que tratou do tema: “Avaliação Respiratória e Manejo da Ventilação no Paciente com ELA”. Destacou que é um manejo bem específico da área e o pneumologista precisa avaliar e indicar os procedimentos necessários para um melhor acompanhamento do paciente.
A médica destacou também que a pneumologia é uma das áreas mais importantes para esse tipo de paciente, pois um manejo adequado consegue melhorar a sua qualidade de vida.
Durante a palestra, citou os principais equipamentos que auxiliam a respiração dos indivíduos com a doença e citou vários artigos científicos sobre o tema.
Na parte de perguntas, o presidente da S.O.S. Vida, o médico José Espiño, lembrou que a empresa atua em Cuidados Paliativos desde 2010 e que possui profissionais qualificados para garantir o bem-estar dos pacientes de Home Care. Disse ainda que a empresa busca, inclusive, uma certificação internacional nessa área.
Para o fisioterapeuta Josenilton Nogueira, do Hospital São Rafael, foi um encontro bastante produtivo. “Foram palestrantes de alto nível, que demonstraram grande conhecimento do assunto”, disse, destacando que o evento serviu para atualizar seus conhecimentos. A ELA é uma doença neurodegenerativa progressiva, que afeta o sistema nervoso e acarreta paralisia motora. A insuficiência respiratória é uma causa importante de morte e complicação desses pacientes.