17 de abril de 2021
SIPAT reforça a cultura da prevenção e segurança
De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, o Brasil registra um acidente laboral a cada 49 segundos.
A média é de seis mortes a cada 100 mil trabalhadores dentro do mercado formal. No setor de saúde, os números são preocupantes, pois os trabalhadores dessa área representam 10% do total, com destaque para os profissionais de enfermagem e limpeza.
Para reforçar a cultura de prevenção e segurança, a S.O.S. Vida promoveu, entre os dias 9 e 11 de dezembro, em sua sede, em Salvador, a SIPAT (Semana de Prevenção e Segurança à Saúde do Trabalhador), cujo tema foi “No cuidado e na segurança, o nosso alvo é você”.
O objetivo foi promover a segurança e a saúde dos colaboradores, com a promoção de palestras e atividades.A presidente da CIPA, enfermeira Ana Cláudia Gonzaga, ressalta que a programação abordou diversos aspectos ligados ao tema.
TEMAS ABRANGENTES NO SIPAT
O evento contou com palestras sobre inclusão,educação financeira, saúde do trabalhador e qualidade de vida. Uma delas foi a do médico Davi Sobral, convidado para falar sobre a importância do sono para a qualidade de vida. O especialista abordou o tema “Quando a hora do sono vira um pesadelo”, ressaltando a importância de um bom descanso noturno para a reposição das energias.
A médica infectologista da S.O.S.Vida, Monique Lírio, abordou o tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis”. Ela disse que as mais preocupantes são HIV (pela gravidade) e a sífilis, pelo aumento expressivo de casos no Brasil. A médica aproveitou para reforçar as orientações sobre a importância do uso do preservativo.
Ela lembrou que os profissionais de saúde precisam ter cuidado redobrado para evitar acidentes com os materiais perfurocortantes, pois podem contrair HIV e as hepatites.
“A equipe se empenhou muito, promovendo palestras que contribuíram com a conscientização e reflexão sobre a importância do cuidado com a vida não somente na SIPAT”,ressalta a presidente da CIPA.