17 de abril de 2021
Enfermeira da S.O.S. Vida participará de seminário sobre cuidados paliativos

A enfermeira da S.O.S. Vida, Vilma Conceição Vieira de Santana, será uma das palestrantes do Seminário Enfermagem em Cuidados Paliativos, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren), dia 12 de maio, no auditório do Centro Médico Aliança, em Salvador.
Ela fará parte de uma mesa redonda com o tema: “Cuidados Paliativos no Atendimento Domiciliar – quais as particularidades?”, que começará às 10 horas.
Os Cuidados Paliativos foram definidos pela Organização Mundial de Saúde como uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida.
A proposta do evento, segundo a enfermeira e professora da Universidade Federal da Bahia, Juliana Amaral, uma das organizadoras, é discutir e esclarecer o que é paliar, quais são as ações e quem são os indivíduos que necessitam de cuidados paliativos, pois muitos enfermeiros ainda se sentem inseguros nessa atuação e na assistência a esses pacientes.
A S.O.S. Vida possui um Programa de Cuidados Paliativos que visa garantir a assistência às necessidades físicas, espirituais, sociais e emocionais de pacientes portadores de doença grave e irreversível. Essa assistência é ampliada aos seus familiares e/ou cuidadores no que concerne aos aspectos sociais e emocionais relacionados ao paciente. O atendimento é realizado através de visitas de uma equipe multidisciplinar, que utiliza o seu protocolo de atendimento, o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) padronizou como princípios básicos na área de Cuidados Paliativos.
Inscrições: capacitarparamudar@coren-ba.gov.br