9 de agosto de 2022
S.O.S. VIDA promove 1º Encontro de Comunicação Difícil para equipe assistencial.
A comunicação na área de saúde deve ser fluída e acolhedora, pois estamos diante das pessoas em situações complexas e vulneráveis.
Atentos à necessidade de treinar constantemente essa habilidade, a S.O.S. VIDA promoveu no último sábado, o 1º Encontro de Comunicação Difícil, realizado pelo setor da Assistência Domiciliar para equipe multiprofissional.
Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas participaram do evento, liderado pelo Dr. Silber Alves, coordenador médico da S.O.S. VIDA, que também contou com os estudantes da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que atuaram nas simulações de casos envolvendo paciente, familiares e equipe de atendimento.
“Essa foi uma oportunidade importante para reforçar o nosso propósito de ser um cuidador, com foco no cuidado individualizado do paciente, seus familiares, respeitando suas necessidade e valores. A equipe deve estar alinhada em oferecer assistência, sempre com o paciente no centro de todo cuidado e a comunicação assertiva é fundamental para isto”, destacou o Dr. Silber.
Durante o encontro, também foram trabalhados conceitos de autoconhecimento e espiritualidade, estimulando que a boa comunicação aconteça de dentro para fora.
Ao final do evento, o Presidente da S.O.S. VIDA, Dr José Espiño agradeceu a participação de todos e destacou a importância desses treinamentos constantes para preparar a equipe com estratégias de comunicação que auxiliarão na condução do tratamento dos pacientes.