17 de abril de 2021

S.O.S. Vida participa de VI Seminário do Internato Médico da Bahiana (SIM)

A S.O.S. Vida esteve presente no VI Seminário do Internato Médico da Bahiana (SIM), promovido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública da Fundação Bahiana de Desenvolvimento da Ciência (FBDC). Participou pela empresa, como palestrante, o diretor médico José Espino, que abordou temas como atuação assistencial X gestão, conflitos de interesses entre médicos e a indústria farmacêutica, empreendedorismo dentro da profissão médica e o mercado para o médico do futuro. Neste último tema, Espino enfatizou as novas tendências das especialidades médicas diante do atual cenário brasileiro.

O evento aconteceu no dia 14 de setembro e foi realizado no auditório da Unidade Acadêmica do Cabula. Dentro do tema “O Mercado de Trabalho Médico”, Espino destacou que com o envelhecimento da população e o aparecimento de doenças crônicas, é preciso adotar novas estratégias, considerando as ações de equipes integradas, envolvendo geriatras, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacologistas, terapeutas, assistentes sociais, psicólogos e outros.

Devido à falta crescente de leitos, tanto na rede pública quanto na particular, é necessário desospitalizar, acredita Espino. “O médico precisa chegar onde o paciente está, de preferência fora do hospital”, destacou.

Ainda segundo o diretor médico da S.O.S. Vida, o Brasil precisa de uma política adequada de cuidados continuados para a população com mais de 60 anos e a universidade deve enfrentar este desafio ensinando aos estudantes que o importante não é apenas curar a doença, mas mostrar que o foco deve ser o controle, alteração no estilo de vida do paciente e a relação médico-paciente. “O indivíduo com algum problema de saúde deve ter compromisso com a sua própria doença”, destacou Espino, lembrando que é preciso investir em educação médica continuada e trabalhar para uma boa gestão de pessoas.

Estavam presentes ao evento, além do pessoal da organização, alunos do 5º e 6º ano de graduação em medicina, representantes do Conselho estadual (representado pelo Dr. José Abelardo) e federal de medicina (Dr. Jecé Brandão), representantes da Secretaria de Saúde do Estado e da associação dos residentes médicos.

Deixe um comentário