17 de abril de 2021
S.O.S. Vida lança campanha interna para realinhamento de valores
- Evento Ideologia S.O.S. Vida Salvador
Perenidade, Inovação, Cuidado, Integridade e Transparência.
Estes são os novos valores da S.O.S. Vida, apresentados para os colaboradores de Salvador e Aracaju nos dias 30/07 e 01/08, respectivamente.
Para cada um desses valores, a empresa espera um comportamento específico para garantir o crescimento e a continuidade do trabalho desenvolvido pela S.O.S. Vida.
Segundo Sônia Cotrim, Gerente de Gestão de Pessoas, a intenção é buscar um aprimoramento para que todos os colaboradores estejam mais próximos das estratégias da empresa. Ela lembra que a Missão mudou (“Cuidar da saúde das pessoas”), mas a Visão permanece a mesma: “Ser uma empresa de abrangência nacional e surpreender nas inovações do cuidar”.
Tanto no evento de Salvador quanto no de Aracaju, o mágico Karim Midlej foi o mestre de cerimônias, dando um caráter lúdico ao encontro. Cada mágica tinha uma relação com os conteúdos apresentados aos colaboradores.
“A intenção é que as pessoas entendam seu papel no desenvolvimento desses valores no dia a dia”, destaca a Gerente, acrescentando que a campanha de alinhar e disseminar a nova ideologia está dentro do objetivo do Planejamento Estratégico, que é aprimorar as ações de Gestão de Pessoas da instituição.
Para facilitar a memorização dos valores, está sendo disseminado o acróstico “PICIT”, que são as iniciais de cada um deles. Sônia ressalta que para cada valor existe um comportamento esperado do colaborador. Em Inovação, por exemplo, espera-se que ele seja criativo, proponha e/ou implante ações de melhoria, seja receptivo às mudanças e aprimore-se continuamente.
A campanha vai permanecer durante três meses, sempre com surpresas. Após o evento, as peças foram divulgadas em toda a empresa, por meio de murais, totens e eletronicamente.
Adesão em Aracaju
Em Aracaju, a campanha teve a participação de todos os colaboradores. Para a gerente da filial, Dra. Marta Simone, “esse realinhamento traz a possibilidade de vivermos na prática, de forma mais objetiva, os nossos valores”.
Ela destaca ainda que a ideia de os transformar em uma palavra de fácil memorização foi muito acertada. A gerente acredita que a adesão será total. “Vi o brilho no olho de cada um que estava na apresentação”, disse.
O diretor executivo Edmundo Ribeiro compara ideologia organizacional à personalidade de uma empresa.
“Vejo que a S.O.S. Vida, com essa nova dimensão da cultura organizacional, alcança uma maturidade que lhe permite dar passos muito mais firmes. A profissionalização chegou para ficar.”
Ele diz que foi emocionante encontrar, nesses dois encontros, uma equipe extremamente envolvida, inspirada pelos valores. “Isso é muito importante para uma empresa que tem o projeto de se estabelecer com abrangência nacional, disseminando esse nosso serviço de qualidade para muito mais pessoas”.
O presidente da empresa, Dr. José Espiño, destaca a importância desse novo momento da empresa, que busca, de maneira lúdica, trabalhar as competências das lideranças. “O objetivo é aumentar a produtividade de todos”, destacou.