14 de outubro de 2022

S.O.S. Vida completa 35 anos com o olhar voltado para o futuro

Ao completar 35 anos a S.O.S. Vida, pioneira em Home Care na Bahia, renova sua vitalidade e força para enfrentar os desafios dos próximos anos. A empresa investe em inovação e tecnologia para tornar os seus serviços mais ágeis, eficientes, sustentáveis e, acima de tudo, centrados no paciente.

O novo caminho a ser percorrido, com o projeto Saúde Digital, traduz o propósito da empresa de transformar e modernizar a prestação de seu serviço, com inovação e qualidade. Como explica Isabella Napoli, assessora de projetos, a S.O.S. Vida entende que essa missão só é possível incorporando a tecnologia certa para a realidade do Home Care e agregando a inteligência de dados para auxiliar na gestão efetiva do cuidado.

“A S.O.S. Vida tem na inovação um de seus pilares estratégicos”, lembra o gerente de TI da empresa, Elmo Dias, que destaca três grandes projetos sendo executados atualmente.

Elmo Dias
Elmo Dias, gerente de TI na S.O.S. Vida.

O primeiro deles é a incorporação de inteligência artificial para o telemonitoramento. Esta solução tem a possibilidade de identificar precocemente os agravos e monitorá-los em tempo real com intervenções rápidas e assertivas.

A segunda solução tecnológica foi desenvolvida internamente e é chamada de RPA (Robotic Process Automation), que consiste em um robô que assume rotinas que hoje são feitas manualmente, com ganho de eficiência e efetividade.

O terceiro projeto é o desafio de transformar a S.O.S. Vida na primeira empresa de home care do país a ser paperless, considerando as características da atuação à distância para o uso do prontuário eletrônico, além da interatividade e compartilhamento das informações “on time” com a equipe multidisciplinar. Junto a isso, soma-se a iniciativa do aplicativo voltado para a família, oferecendo mais agilidade, conhecimento e engajamento no cuidado.

“Essas ações promovem ganho de eficiência, melhoria da qualidade do atendimento e da segurança do paciente”, destaca Isabella.

Inovação e pioneirismo

O presidente e fundador da S.O.S. Vida, Dr. José Espiño, destaca que todo esse esforço de incorporar a inovação à rotina dos processos está na gênese da empresa, que há 35 anos enxergou que havia espaço para iniciar um serviço de Home Care na Bahia e se tornou pioneira nesse tipo de atendimento. 

Dr. Espino
Presidente e fundador da S.O.S. Vida, Dr. José Espiño.

Ele ressalta ainda o pioneirismo em buscar uma certificação de qualidade em 2012, com a S.O.S. Vida tornando-se a primeira empresa de Home Care do Norte/Nordeste certificada pela JCI (Joint Commission International) e a segunda do Brasil. A JCI é considerada uma das mais rigorosas organizações certificadoras na área de saúde. “Passamos a ser reconhecidos nacionalmente tanto por operadoras, médicos, hospitais e pacientes como um serviço diferenciado na área de Home Care”, destaca o presidente.

A unidade de Sergipe da empresa também é Acreditada desde 2018 pela JCI. Além disso, a S.O.S. Vida tornou-se, em 2019, a primeira empresa de Home Care da América Latina com um programa de Cuidados Paliativos com Certificado de Qualidade concedido pela JCI, unidade da Bahia.

Mas o presidente faz questão de destacar a humanização e o cuidado que a empresa tem com cada paciente, com cada história de vida. Ele reforça que a tecnologia e a inovação estão a serviço desse propósito, de cada vez mais oferecer um atendimento seguro e de qualidade no Home Care. 

Atualmente a S.O.S. VIDA atua no atendimento de em três estados, Salvador, Aracaju e Distrito Federal.

Deixe um comentário