17 de abril de 2021

Qualidade e Segurança no contexto atual da saúde | Webinar

A pandemia exigiu uma rápida adaptação das instituições de saúde para garantir a manutenção da assistência de qualidade para os pacientes contaminados com Covid-19.

Desde desafios para manter a saúde de suas equipes de trabalho, garantir insumos e EPIs , além de adaptar suas operações para atender pacientes com segurança.  Nesse cenário, empresas com forte cultura de Gestão de Qualidade e Segurança conseguiram reagir com maior eficiência.   

O grande objetivo dos modelos de gestão de qualidade é garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes.  Algo de suma importância quando falamos em saúde. 

O nosso próximo Webinar irá abordar a importância da “Qualidade e Segurança no contexto atual da saúde” no dia 19/08 às 20h, transmitido ao vivo pelo Youtube e Facebook. 

Simara Espírito Santo, coordenadora da qualidade da S.O.S. Vida irá debater o tema juntamente com Janaína Régis, gerente de qualidade e segurança do Hospital Cárdio Pulmonar (BA) e Heleno Costa Junior, superintende do CBA (RJ).  O debate será moderado por Fernanda Gama, gerente de relacionamento da S.O.S. Vida (BA).

“Sistemas de Gestão de Qualidade são importantes aliados para a gestão da instituição, principalmente por contribuir na construção de uma cultura de melhoria contínua, por isso que a Qualidade pode assumir um papel expressivo na organização e controle da pandemia.  Esse será o tema principal da nossa discussão”, destaca Simara Espírito Santo.

Assine o canal youtube.com/sosvida e ative o lembrete do Webinar “Qualidade e Segurança no contexto atual da saúde”.

Aprendizados para o novo normal

Heleno Costa Junior, superintendente do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), destaca que o momento atual força as empresas e profissionais a repensarem caminhos para se adaptar ao “novo normal” na saúde.

“A ocorrência da pandemia do COVID nos trouxe desafios gigantescos, mas considero que, por uma perspectiva positiva, trouxe oportunidades de aprendizados destacáveis no que diz respeito aos conceitos e procedimentos relacionados com qualidade e segurança assistencial. Precisamos valorizar todo esse contexto como profissionais, gestores e investidores em saúde”.

Janaína Regis, gerente de segurança e qualidade do Hospital Cárdio Pulmonar, reforça a importância de transformar a crise trazida pela Covid-19 em uma oportunidade de reavaliar processos e experiências.

“Como profissional do segmento de saúde acredito que estamos vivendo um momento de revolução também na forma de pensar qualidade e segurança nas organizações. A pandemia nos trouxe esta reflexão. E que bom! Nunca falamos tanto em experiência e aprendizado. Por isso entendo que a qualidade e segurança, seja mais que método, seja valor, que conduz todos os agentes que atuam neste contexto, em prol de melhores relações, processos e resultados”.

ACREDITAÇÃO NA SAÚDE

Algumas instituições de saúde buscam auditorias que validem a excelência de seus processos de qualidade, a Acreditação.  O Hospital Cárdio Pulmonar e a S.O.S. Vida são empresas acreditadas pela Joint Commission International (JCI), considerada uma das mais rigorosas instituições certificadoras na área da saúde em todo o mundo.

“A acreditação torna os padrões mais robustos, agregando valor à cadeia de prestação de serviço e fortalecendo a relação de confiança e transparência. Para ser acreditada, a instituição precisa aprimorar seus processos, gerenciando os riscos e seguindo um padrão rígido de qualidade. Isso cria uma cultura necessária para manter as melhores práticas, com uma busca contínua por melhoria e maior segurança”, finaliza Simara Espírito Santo.

Artigo de Simara Espírito Santo sobre acreditação na saúde
Leia também: Acreditação e a melhoria contínua no setor da saúde | Jornal A Tarde

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