17 de abril de 2021
Qualidade e segurança em atenção domiciliar serão temas de debate na I JONAD
As empresas do ramo de Internação Domiciliar (Home Care) que atendem pelo convênio SulAmérica são avaliadas mensalmente pelo plano, por meio do Programa de Qualidade da Assistência Domiciliar. Detalhes de como funciona essa avaliação, os ganhos para os administradores e os benefícios para os usuários é o que a superintendente de Operações e Análise Médica da SulAmérica, Érika Fuga, vai abordar durante a I Jornada Nacional de Atenção Domiciliar (JONAD), que será realizada nos dias 08 e 09 de agosto, em Salvador.
De acordo com Érika, que vai participar do debate sobre “Gestão da Qualidade e Segurança em Atenção Domiciliar”, o programa da SulAmérica possui quatro dimensões: satisfação do cliente, operação, desfecho clínico e investimento e estrutura. Dentro dessas quatro dimensões foram criados indicadores, alguns deles encaminhados pelas próprias empresas prestadoras do serviço e outros checados pela SulAmérica. “Esses indicadores são analisados mensalmente e ao final de um ano é gerada uma classificação nacional”, diz Érika.
A preocupação da operadora, segundo Érika, é com a qualidade geral da assistência prestada. Por isso o programa envolve desde a pesquisa direta com o cliente sobre o que ele achou do serviço, até uma análise mais aprofundada sobre a estrutura da empresa avaliada.
As empresas credenciadas que participam dessa avaliação recebem visita de técnicos da SulAmérica duas vezes ao ano, sendo que no segundo semestre elas recebem um relatório parcial que permite a adequação aos pontos que precisam de melhorias.
A S.O.S. Vida, empresa realizadora da JONAD, conquistou o 2º lugar nacional no Programa de Qualidade da Assistência Domiciliar da SulAmérica de 2012, num total de 22 empresas avaliadas.