17 de abril de 2021

Pesquisa acadêmica na UFBA usa dados da S.O.S.Vida como fonte de informação

Dois trabalhos de conclusão do curso (TCC) de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tiveram a S.O.S. Vida como fonte de informação. O primeiro, “Análise do uso de antibióticos em pacientes internados em home care”, foi apresentado nesta sexta-feira, dia 18, às 9h, pelo estudante Disnei Felix Barbosa Matos, na Faculdade de Medicina. O segundo, “Análise clínico-epidemiológica dos pacientes internados em home care”, foi apresentado no mesmo local, às 10h, por Nathalie Meira Castro Aguiar. Os dois trabalhos tiveram como orientadora a médica infectologista da S.O.S. Vida e professora da UFBA, Dra. Áurea Paste.

A estudante Nathalie fez um levantamento do perfil de pacientes que são internados em home care. Ela destacou a importância da empresa na assistência domiciliar no município de Salvador, uma vez que atinge todos os bairros da capital.

O estudante Disnei começou fazendo uma diferenciação entre os diversos tipos de infecção: comunitária, hospitalar e domiciliar. Destacou que o trabalho teve como foco esta última, a partir de um estudo baseado na retrospectiva de prontuários de pacientes.

Ao final, ambos foram elogiados pelas bancas examinadoras e aplaudidos pelos colegas. A professora orientadora também fez um breve pronunciamento, enfatizando a necessidade de mais pesquisas na área da atenção domiciliar e a importância dos trabalhos para conhecer a assistência prestada a essa população e combater a cultura do uso indiscriminado de antibiótico nos pacientes internados em home care.

O diretor médico da S.O.S. Vida, Dr. José Espino, que prestigiou a apresentação de um dos trabalhos, também destacou que existe a necessidade de mais pesquisas nessa área por parte da Universidade para que a população e os próprios profissionais da área de saúde possam conhecer melhor os serviços prestados pelas empresas de home care.

ufba1
ufba2
ufba3
ufba4

Deixe um comentário