11 de abril de 2023
Os desafios do infectologista no home care
Dia 11 de abril é comemorado o dia do médico infectologista. A coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Domiciliar (CCID), a infectologista Monique Lírio, avalia os atuais desafios da especialidade no home care.
“Há três anos, estávamos observando a disseminação rápida do novo coronavírus (Covid-19). Aprendemos mais sobre o vírus e sua transmissão. Ainda assim, a OMS não declarou o final do estado de emergência global. Passamos por vários períodos de estresse e desaceleração da pandemia (que chamamos de “ondas”).
Um dos pontos principais para garantir o fim da pandemia é que a população esteja vacinada. Porém, ainda não se sabe exatamente qual a frequência de reforço e quais populações deveriam recebê-lo. Também, não temos padrão definido de sazonalidade do vírus.
Nesse momento, em que seguimos com a vida quase “normal”, com recomendação de uso de máscara apenas em situações específicas e medidas restritivas revogadas, é fundamental que os grupos de risco (pessoas idosas ou imunossuprimidas) estejam adequadamente vacinadas.
No contexto da assistência domiciliar, este perfil de pacientes é bastante comum, requerendo um cuidado especial da equipe de saúde e, o médico infectologista, é um grande parceiro nesse acompanhamento.”