Mesmo vacinados, idosos devem manter medidas de prevenção ao novo coronavírus
O infectologista Matheus Todt participou do programa Bom dia Sergipe (TV Globo), com o apresentador Lyderwan Santos, onde tirou dúvidas sobre a vacinação e destacou a importância de manter atento aos cuidados de prevenção.
O começo da vacinação é com certeza um grande avanço no combate à pandemia. O processo se inicia pelos profissionais de saúde, linha de frente do combate, e pelos idosos.
Os idosos sempre foram considerados um dos principais grupos de risco, demandando cuidados redobrados, o que significou muito mais restrições para esse público, trazendo efeitos físicos e psicológicos.
Entretanto, é precipitado relaxar os cuidados nesse momento, pois os efeitos da imunização não são imediatos e, mesmo após a segunda dose, a imunização e controle da pandemia vai depender da vacinação de um grupo maior da população.
Dr. Matheus destaca dois pontos importantes que precisam ser considerados.
Israel é exemplo citado pelo médico. Atualmente é o país com maior número de vacinados contra a Covid-19 – algo em torno de 40% da população – e apesar de começarem a perceber o resultado positivo como a queda das infecções e internações, não reduziram as medidas de proteção.
Imunização x Transmissão
Outro alerta importante trazido pelo infectologista é que mesmo imunizada a pessoa pode ser capaz de transmitir o vírus.
Idosos devem manter o alerta
Lyderwan comenta sobre os idosos, citando que alguns são mais independentes, porém existem outras pessoas que estão mais fragilizadas, que precisam do apoio da família e cuidadores. Essas pessoas que convivem com idosos, mesmo estando vacinados, precisam respeitar as medidas de segurança para não colocar a saúde dos idosos em risco.
Os riscos das fake news
Lyderwan Santos aborda as fake News relacionadas a vacinação dos idosos, citando boatos que as vacinas trazem efeitos colaterais entre outros. O apresentador ressalta que essa é uma atitude criminosa, que pode trazer prejuízos enormes para o processo.