17 de abril de 2021

Médica falará sobre cuidados paliativos durante Jornada de Atenção Domiciliar

Quanto mais precoce for a inserção do cuidado paliativo, menor o sofrimento dos pacientes submetidos a esse tipo de tratamento. Quem afirma é a médica Maria Goretti Sales Maciel, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo.

Segundo a especialista, o cuidado paliativo não remete, necessariamente, a uma proximidade com a morte. “É um conjunto de ações que devem ser iniciadas logo que se tenha o diagnóstico de uma doença que ameace a vida, como o câncer, por exemplo”.

Maria Goretti será uma das palestrantes da III JONAD (Jornada Nacional de Atenção Domiciliar), que será realizada no dia 26 de maio, a partir das 8h30, no Hotel Sheraton, em Salvador, uma promoção da S.O.S. Vida. Ela vai abordar o tema: “Terminalidade – A arte de integrar cuidados para sustentabilidade da qualidade de vida e de morte”.

De acordo com a médica, integrar cuidados significa um “caminhar junto” ao paciente, que deve ser olhado como um todo. “Isso inclui ações que possam dar conta do sofrimento físico, emocional e espiritual”, destaca a especialista, reafirmando que esse tratamento não é uma sentença de morte.

Ela afirma que tem pacientes no Hospital do Servidor Público há 8 anos, com qualidade de vida e sem sofrimento. “Não sobreviveria tanto tempo se não fossem os cuidados paliativos”.

A especialista diz ainda que essa prática começa aos poucos a ser mais difundida no Brasil, sendo tema de congressos e seminários da área médica.

Para finalizar, Maria Goretti destaca que o convívio familiar é muito importante nesses casos e que o cuidado paliativo não pode ser uma decisão de última hora, mas uma ação planejada, no curso da doença. “As pessoas não precisam passar por sofrimentos desnecessários”, conclui.

Cuidados Paliativos com certificação internacional

Iniciado em 2010, o programa de Cuidados Paliativos da S.O.S. Vida recebeu, em 2019, o certificado de distinção da Joint Commission Internacional (JCI).

Considerada uma das mais rigorosas instituições certificadoras na área da saúde em todo mundo, a certificação da JCI atesta que o programa oferece um nível de excelência de atendimento seguindo padrões internacionais. 

Deixe um comentário