14 de dezembro de 2021
A alegria de ver Papai Noel de perto
Paciente da S.O.S. Vida de 2 anos tem momento de lazer ao conhecer a Vila de Natal no Campo Grande.
O sorriso de alegria do pequeno Luiz Guilherme, de 2 anos, ao ver o Papai Noel de perto não será esquecido pelos seus familiares, que foram ontem (dia 13) à Vila de Natal no Campo Grande.
O garoto, que tem uma doença muscular progressiva, teve esse momento de lazer graças à iniciativa da S.O.S. Vida, que mobilizou uma ambulância para o transporte e uma equipe de profissionais para acompanhar o paciente.
“Estou maravilhada. Só tenho a agradecer a S.O.S. Vida por nos proporcionar esse momento com o meu neto”, disse Ornélia Souza Rocha, uma das avós de Luiz Guilherme.
A outra avó, Rita Cardoso, também esteve presente e disse era uma grande realização para a família.
“Nesse momento parece que ele não está sofrendo. Isso é uma maravilha para meu neto”.
Experiências significantes
A S.O.S. Vida procura proporcionar esses momentos de lazer para pacientes que estão acamados, como explica a pediatra Morgana Porto, que acompanhou toda a visita.
“Já fizemos isso outras vezes. O objetivo é trazer o paciente, junto com a família, para uma vida mais próxima do normal. E numa época como o Natal, essa experiência adquire ainda mais significado”.
O pai de Guilherme, Luiz Rocha, que chegou com ele na ambulância, estava radiante, tirando muitas fotos e interagindo o tempo todo com o filho.
“Foi uma excelente iniciativa, principalmente porque ele está há muito tempo sem fazer um passeio, geralmente meu filho só sai para ir ao médico ou para fazer exames. Esse foi um momento de lazer e descontração, uma emoção para toda a família”, destacou o pai.
Interação e bem-estar
A supervisora de fisioterapia da S.O.S. Vida (BA), Andréa Couto, disse que é sempre gratificante proporcionar aos pacientes esse contato com o ambiente externo.
“Cuidamos não só da parte técnica, mas também do lado humano, do lúdico, da interação com as outras pessoas. Iniciativas como essa são um grande exemplo de um momento de realização profissional e pessoal. A S.O.S. Vida como sempre inovando, como foco no paciente e no seu bem-estar”, destaca Andréa.
A mãe de Guilherme, Ana Beatriz Soares, endossou as palavras da fisioterapeuta. Ela estava muito feliz por poder proporcionar ao seu filho aquele momento.
“É a primeira vez que ele sai para um passeio à noite e está sendo maravilhoso não só para Luiz Guilherme, mas para toda a família”.
Além da doença muscular progressiva, Luiz Guilherme possui escoliose e tem atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. Ele precisa de acompanhamento 24 horas e ventilação mecânica, além de ser gastrostomizado. A mãe conta que o diagnóstico ainda não está fechado e que a doença vem sendo investigada.
Saúde mental e bem-estar
A psicóloga da S.O.S. Vida, Cláudia Cruz, aponta que ações que promovem saúde ajudam na valorização do ser humano e, neste sentido, são importantes e devem fazer parte do contexto de cuidados em saúde.
“Oportunizar ao paciente, muitas vezes acamado, restrito ao leito, com grande comprometimento na sua funcionalidade, bem como envolver a família em ações que promovem saúde só agrega valor e traz benefícios para todos os envolvidos, inclusive quem promove essas ações. É uma forma de trazer vida, prazer num contexto que sabemos que, por si só, já gera sofrimento psíquico”, pontua a especialista.
Ela ainda reforça que estas ações ajudam a quebrar a rotina, tirar o foco da doença e do tratamento e aproximam a vida da normalidade.
“Todos esses benefícios geram bem-estar e melhoram a qualidade de vida de todos os envolvidos”, conclui.
Criança de três anos que vive acamada visita Natal do Campo Grande | Jornal Correio
Afinal de contas, qual é a magia do Natal? Para um grupo formado por profissionais da saúde, é conseguir levar uma criança de três anos, que vive acamada e respira por ventilação mecânica, para conhecer o Natal do Campo Grande, aquela famosa decoração natalina montada pela prefeitura de Salvador na Praça Dois de Julho.
A mágica, ou melhor, a operação, promovida pela S.O.S. Vida, aconteceu nesta segunda-feira (13) e emocionou familiares, desconhecidos e a própria equipe hospitalar.
É que o pequeno Luiz Guilherme tem uma Doença Muscular Progressiva, escoliose e um atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, o que torna as saídas de casa raras. Em março de 2020, quando tinha apenas um ano, ele deixou sua cidade natal chamada Coaraci, no sul da Bahia, para ser internado no Hospital Santa Izabel e nunca mais retornou.
Clique e leia a matéria publicada pelo Jornal Correio.
Criança ganha dia de lazer de Natal | Jornal A Tarde
Graças à empresa S.O.S. Vida, Luiz Guilherme Soares, 2 anos e 11 meses, saiu de casa e teve um momento de lazer, ontem à noite, na Vila de Natal do Campo Grande. A criança sofre de uma doença fibro-óssea muscular congênita ainda não diagnosticada e precisa de acompanhamento 24 horas e ventilação mecância, além de ser gastrostomizado.
“Ele começou a desenvolver antes de 1 ano e precisamos trazer ele para Salvador para ficar internado e ele melhorou bastante, o hospital entrou em contato com o plano de saúde e solicitou o home care pela S.O.S. Vida”, conta Ana Beatriz Soares, mãe de Guilherme.
Segundo a pediatra da S.O.S. Vida, Morgana Porto, o objetivo do home care é tentar aproximar a vida dos pacientes da normalidade.
“Com esse momento do Natal, nós da equipe estávamos pensando em quais crianças poderiam se beneficiar com a possibilidade de ir ao Campo Grande. E dentre toas as crianças, a gente lembrou dele, que é um menino que tem um cognitivo bacana e que vai conseguir aproveitar bem e oportunizar isso também para família e toda a equipe que vai estar com ele”, explica.