17 de abril de 2021
Idosos: Envelhecimento do sistema imunológico e cuidados específicos
A força do sistema imunológico muda conforme o avanço da idade, mas hábitos ruins podem acelerar o processo de enfraquecimento desse importante sistema.
Embora não seja possível estimar a idade do sistema imunológico, sabe-se que o seu pico é atingido durante a fase da puberdade e, após esse período ele entra em declínio, sendo que, a partir dos 60 anos, a condição desse sistema encontra-se em um nível que pode predispor o indivíduo a doenças, desde as infecciosas até o câncer.
É o que explica o médico infectologista da S.O.S. Vida, Dr. Matheus Todt, em entrevista a Rádio Sociedade.
Ainda que este seja um processo natural, o especialista explica que quanto mais hábitos de vidas não saudáveis nós tivermos, mais o sistema imunológico poderá decair rapidamente.
“Todo hábito de vida que predispõe a um envelhecimento do corpo – do sistema cardiovascular, sistema respiratório, sistema endócrino –, termina agilizando essa desregulação e essa fragilidade do sistema imunológico.
Então, o tabagismo é conhecido como um dos fatores que levam um envelhecimento do sistema imunológico […] a ausência de atividades físicas, principalmente atividade física aeróbica regular” explica.
Ouça a entrevista completa.
Adote bons hábitos
Os hábitos alimentares também exercem influência no sistema imunológico. Uma alimentação desbalanceada, pobre em fibras, com alto consumo de carboidratos e gorduras, pode desregular o sistema imunológico, tornando-o cronologicamente mais velho.
“Além desses hábitos serem ruins do ponto de vista cardiovascular e do ponto de vista metabólico – podendo levar a diabete – eles também terminam fragilizando mais ainda o sistema imunológico, o que leva a pessoa a ter mais predisposições para doenças, desde infecciosas até mesmo o câncer […] A alimentação é fundamental, porque senão a gente deixa o sistema imunológico mais desregulado e, consequentemente, cronologicamente mais velho” complementa.
O médico explica ainda que, mesmo que a pessoa não tenha praticado hábitos saudáveis ao longo dos anos, mudar o estilo de vida, mesmo em um estágio mais avançado, pode trazer benefícios e atenuar possíveis danos causados por um estilo de vida desregulado. Contudo, o ideal é que se mantenha a regularidade da prática de hábitos saudáveis desde cedo.
“Nunca é tarde para começarmos a adotar bons hábitos. […] A partir do momento em que adotamos [bons] hábitos, podemos começar a adicionar fatores protetores. Não que vá reverter todo o mal que foi feito por hábitos ruins a vida toda, mas eu começo a atenuar isso” finaliza.