17 de abril de 2021
Home Care em tempos de Coronavírus – Anahp

Publicado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), o boletim COVID-19 reúne informações atualizadas sobre a situação da pandemia de Coronavírus no Brasil e as medidas de enfrentamento adotadas pelas autoridades de saúde pública e pelos associados da instituição.
A edição 11 (30/03) trouxe o tópico “Home Care em tempos de Coronavírus”, onde destaca as medidas adotadas pela S.O.S. Vida para lidar com a situação imposta pela Covid-19.
A geriatra Marta Passo, gerente de Atenção Domiciliar da S.O.S. Vida Bahia, falou sobre o plano de Contingência desenvolvido para mitigar os impactos da Covid-19 na operação e garantir os atendimentos aos pacientes com qualidade e segurança nessa fase.
Confira a edição 11 do Boletim COVID-19 publicado pela Anahp (30/03)
https://e.issuu.com/embed.html?identifier=jj0877g9q0ey&embedType=script&u=sosvida&d=boletim-covid-19-ed11-anahp&p=1Anahp – Boletim Covid-19 – Ed 11Baixar
Como a S.O.S. Vida está adaptando sua rotina de atendimento neste momento de pandemia do Coronavírus?
A pandemia de Covid-19 é um evento de proporções e velocidade inéditas. Esses dois fatores exigiram de toda a sociedade medidas duras que tiveram que ser tomadas de forma célere.
Como instituição de saúde, realizamos ajustes em nossa operação para manter os atendimentos dos nossos pacientes e adotamos também uma série de medidas para garantir a segurança de nossos profissionais, tanto nas atividades administrativas, quanto nos atendimentos assistenciais.
Em paralelo, iniciamos diálogos com operadores e hospitais, para desenvolver uma estratégia que permitisse acelerar as admissões para Home Care com o objetivo de liberar leitos necessários nos hospitais.

Para liderar as discussões e tomadas de decisões internamente, estabelecemos no dia 16 de março um Comitê de Crise COVID-19, que definiu de forma clara seis macros objetivos:
– Garantir que a liquidez seja suficiente para resistir aos desafios inevitáveis;
– Proteger seus colaboradores
– Estabilizar a cadeia de suprimentos
– Estreitar vínculos com nossos clientes
– Praticar e avaliar o plano de contingência sistematicamente
– Evidenciar o propósito da organização
A partir desses parâmetros, definimos um plano de contingência, que prevê a redução ou suspensão temporária de atividades assistenciais nos domicílios de pacientes de baixa complexidade a partir de 19 de março. No caso dos pacientes de alta complexidade, adequamos a frequência de visita de profissionais, minimizando os riscos de contaminação. Cada paciente foi analisado criteriosamente para evitar prejuízo clínico.
Outra medida implementada foi a ampliação do monitoramento dos pacientes por telefone e da avaliação médica por meio da tecnologia de telemonitoramento, recurso regulamentado pelo Ministério da Saúde, que indicou essa como uma das ações recomendas para combater a propagação do Coronavírus.
Os pacientes e seus familiares foram comunicados previamente de todas as iniciativas e orientados como prevenir o COVID-19. No âmbito institucional, também implantamos medidas para proteger nossos colaboradores, reduzindo a carga horária de trabalho em 1 hora e estabelecendo rodízios das equipes de Home Office, além de promover reuniões com nossos parceiros terceirizados no intuito de manter todos informados sobre como proceder nesse momento.
Leia também: Coronavírus – Carta informativa aos pacientes e suas famílias
Quais protocolos têm sido adotados para os atendimentos de casos suspeitos/confirmados de coronavírus?
A primeira orientação é realizar uma triagem, que deve ser promovida pelo médico antes do atendimento. Esse procedimento pode ser realizado por telefone ou na chegada ao domicílio, no entanto antes de entrar no quarto do paciente. Desta forma, os profissionais de saúde que vão atender pacientes com suspeita de COVID-19, ou seja, que apresentem febre e sintomas respiratórios, devem reforçar as medidas de segurança. Portanto, é orientado o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), compostos de máscaras de proteção, luvas descartáveis, gorro, óculos e capa.
Se o profissional for realizar procedimentos com aerossóis (intubação, nebulização, aspiração traqueal, ventilação mecânica) em pacientes com quadro clínico suspeito é obrigatório o uso de máscaras padrão N95, além de óculos de proteção, gorro, capa e luvas.
Os casos suspeitos devem ser notificados imediatamente à Comissão Controle de Infecção Domiciliar (CCID – S.O.S. Vida), médico clínico e vigilância epidemiológica para monitoramento.
Como tem sido trabalhado o cuidado com o colaborador da empresa, para evitar o contágio por coronavírus?
Criamos um protocolo com medidas preventivas para proteger e preservar a saúde e bem-estar dos nossos colaboradores. Uma das medidas é disponibilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos profissionais. Também reforçamos os treinamentos para uso desses acessórios, além de promover campanhas sobre a importância de adotar algumas precauções.
Qual protocolo tem sido adotado pela empresa para os profissionais correrem menos riscos durante os atendimentos?
Reforçamos as orientações de higienização de mãos, utilização de álcool gel e uso adequado dos EPIs, seguindo todas as medidas de prevenção orientadas pela CCID e embasadas nas publicações do Ministério da Saúde.
Além disso, qualquer colaborador com sintomas respiratórios é triado pela nossa equipe médica e recebe as orientações de isolamento por 14 dias ou, se indicado, encaminhamento para unidade de referência para realização de exame comprobatório.
Nos casos dos pacientes com sintomas respiratórios, eles são atendidos pelos profissionais utilizando os kits de EPIs específicos estabelecidos em nosso protocolo. As famílias são orientadas nas medidas de precaução de contato.
Leia também: Coronavírus – Recomendações do uso de EPIs na Atenção Domiciliar
Por ser uma empresa de home care, como tem sido feita a comunicação com os pacientes sobre os riscos e as medidas adotadas pela empresa neste momento de distanciamento/isolamento social?
Nosso principal canal de comunicação se mantém através da Central de atendimento, que funciona 24h, onde recebemos as ligações e fazemos as orientações necessárias. Também intensificamos os monitoramentos telefônicos dos domicílios através da equipe técnica para dar um maior suporte.
No primeiro momento,enviamos aos domicílios o plano de Contingência, esclarecendo as medidas tomadas e ajustes nos atendimentos, além de materiais informativos sobre sintomas e prevenção.
Passamos a publicar de forma frequente materiais informativos em nosso site e redes sociais e compartilhar com profissionais e familiares: www.sosvida.com.br/coronavirus
E todo paciente com intercorrência clínica continua sendo atendido seguindo os nossos protocolos clínicos de tomada de decisão e de utilização de medidas protetivas para a equipe/paciente/família.