17 de abril de 2021

Experiência do paciente no Albert Einstein será tema de palestra durante a III JONAD

Pioneiro no Brasil em Experiência do Paciente, o Hospital Albert Einstein (SP) organizou, em junho do ano passado, o 1º Simpósio Latino Americano sobre o assunto. Este também será um dos temas debatidos durante a III JONAD (Jornada Nacional de Atenção Domiciliar), que será realizada no dia 26 de maio, a partir das 8h30, no Hotel Sheraton, em Salvador, uma promoção da S.O.S. Vida.

Quem vai abordar esse conceito de experiência do paciente é Patrícia Rodrigues, enfermeira sênior do Gerenciamento de Pacientes com Condições Crônicas e Risco para Longa Permanência Hospitalar do Einstein. Entende-se como “experiência” todo o sentimento que o paciente e seus familiares e amigos desenvolvem desde o primeiro contato com uma instituição de saúde até o desfecho, seja uma internação, consulta ou exame.

Patrícia vai focar sua apresentação na qualidade do cuidado associada à experiência do paciente e na trajetória do Hospital Albert Einstein sobre esse assunto. O tema de sua palestra será: “Experiência do Paciente – A dimensão da qualidade do cuidar na ótica das necessidades e valores do paciente e família”.

Segundo Patrícia, o Einstein se preocupa em proporcionar um atendimento de qualidade e com segurança, considerando o que é importante para o paciente e sua família. A enfermeira conta que o hospital paulista se inspirou na experiência da Cleveland Clinic e do The BerylInstitute, pioneiros no assunto, para desenvolver sua própria metodologia.

De acordo com a palestrante, nos últimos anos ficou evidente que uma boa experiência vivida por um paciente, independente de qual for seu desfecho clínico, não só afetará sua boa percepção a respeito da instituição quanto o levará a fazer novas indicações. “Desta forma, concluímos que uma boa experiência vivenciada está intimamente ligada à alta satisfação do paciente”.

Deixe um comentário