7 de junho de 2022

Convênio para estágio supervisionado na S.O.S. Vida é ampliado

Além da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a UFBA e a Unime também firmaram parceria com a S.O.S. Vida

Os estudantes universitários da área de saúde em Salvador têm agora mais oportunidades de formação em Home Care. A S.O.S. Vida, que mantém convênio com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) para Residência em Medicina, estabeleceu uma parceria também com a Unime para estudantes da área de saúde.

Conforme explica a assessora do Núcleo de Pesquisa e Ensino (Nupec), a enfermeira Gleide Regina Oliveira, o convênio de cooperação técnica científica prevê o aproveitamento dos residentes de acordo com as vagas disponíveis pela empresa e da demanda da instituição de ensino. Os últimos residentes saíram em maio por conta do recesso escolar. Os próximos começam na S.O.S. Vida no segundo semestre deste ano.

Gleide ressalta que o convênio com a Unime abrange o campo de estágio curricular supervisionado para a área de saúde. Atualmente a empresa possui uma estagiária na área de Farmácia, Laisa de Farias, estudando do 10º semestre na Unime, que comemora a importância da experiência para a formação profissional e com novas possibilidades no universo da atenção domiciliar.

Laisa de Farias - Estagiária de Farmácia

A Coordenadora Médica da Atenção Domiciliar da S.O.S. Vida, Dra. Ana Rosa Humia, destaca que cada faculdade tem sua própria carga horária, de acordo com a ementa e grade curricular da instituição. Por exemplo, os residentes da Escola Bahiana de Medicina, passam 12 horas semanais acompanhando os pacientes.

A médica explica que, sob supervisãodo médico visitador, o residente pode examinar e evoluir o paciente. Além das visitas, eles têm atividades com os médicos de base e participam das sessões clínicas da S.O.S. Vida.

Ana Rosa Humia

Dra. Ana Rosa, que possui formação pelo Ministério da Saúde em preceptoria de Residência Médica, destaca a importância desse tipo de interação para aumentar o conhecimento dos residentes em Home Care e assim aumentar a mão de obra qualificada para o setor.

A própria médica é um exemplo, pois fez estágio na S.O.S. Vida quando era residente em medicina em 2007, na época uma parceria com a Universidade Federal da Bahia. Foi evoluindo dentro da empresa e hoje ocupa um cargo de liderança.

Deixe um comentário