5 de dezembro de 2022
Estágio supervisionado em Home Care amplia formação dos estudantes de medicina
Os estudantes de medicina têm agora mais oportunidades de formação em Home Care. Atualmente, a S.O.S. Vida está supervisionando o estágio de 15 acadêmicos, sendo 3 residentes. Destes, 10 alunos do 11º semestre do Curso de Medicina, estão cursando estágio supervisionado em Home Care em formato de rodízio e 2 alunos do 12º semestre.
Dr. Silber Alves, coordenador médico da S.O.S. VIDA destaca que esse assunto não faz parte da diretriz curricular da graduação em Medicina e que na S.O.S. Vida os residentes têm a oportunidade de conhecer como funciona o sistema. “O médico tem que ir muito além do conhecimento técnico, tem que entender dos processos de compra de medicamento, por exemplo, assim como saber lidar com a família”. Dr. Silber explica que nem todo paciente possui indicação de internação domiciliar, por isso é importante o médico conhecer como funciona essa modalidade para indicar corretamente.
A médica Ana Rosa Humia, que também supervisiona uma residente, destaca que, sob a orientação do médico visitador, o residente pode examinar e evoluir o paciente. Além das visitas, eles têm atividades com os médicos de base e participam das sessões clínicas da S.O.S. Vida.
Troca de experiências
Lara Andrade Mendes Mangieri, estudante de medicina, que atua em Atenção Domiciliar e Cuidados Paliativos, destaca que a oportunidade está servindo para a troca de experiências. “Pretendo conhecer os fluxos e o funcionamento de um serviço de referência no atendimento domiciliar e cuidados paliativos na Bahia, é uma grande oportunidade de crescimento dentro da área de medicina paliativa.”
A estudante, Mariana Nunes do Nascimento, ressaltou que na prática de medicina da família, faz visitas a pacientes em internação pela rede pública. Ela está vendo agora como é a rotina na rede particular. “Aqui temos mais recursos e conseguimos ver outros medicamentos para utilizar. Espero aprender ainda mais para tentar colocar em prática na rede pública”.
Apresentação de trabalho
Internos do Curso de Medicina apresentaram trabalhos científicos no Simpósio Brasileiro de Atenção Domiciliar (SIBRAD), nos dias 18 e 19 de novembro, com o apoio do Núcleo de Pesquisa e Ensino (Nupec) da S.O.S VIDA. Alunos da Liga Acadêmica da Bahiana de Cuidados Paliativos também estão sendo supervisionados e realizando atividades voltadas para prática da comunicação entre os profissionais paliativistas, sob a supervisão de Dr. Silber Alves.
A experiência gerou um trabalho que foi apresentado no SIBRAD intitulado: “Comunicação de más notícias com profissionais de Cuidados Paliativos através da simulação realística: um relato de experiência”.
Conforme explica a assessora do Nupec, a enfermeira Gleide Regina Oliveira, o Núcleo tem como papel assessorar o desenvolvimento de pesquisas científicas, por meio de avaliações de produções de ensino e pesquisa e interlocução com instituições a fim de contribuir para o avanço das fronteiras do conhecimento e divulgar o trabalho desempenhado pela equipe de profissionais e estagiários.
NUPEC
Além disso, o Nupec promove vínculos acadêmicos com instituições de ensino, através do Programa de Estágio Curricular Supervisionado Curricular e o Programa de Estágio em Residência. “Assessoramos novos projetos, alinhados com o Planejamento Estratégico da empresa, através de pesquisas científicas que apontem para tendências e inovações tecnológicas do segmento”.
Conheça mais aqui: Núcleo de Pesquisa e Ensino Científicos | S.O.S. Vida | Parceiros no Cuidado | Home Care (sosvida.com.br)