12 de agosto de 2022

Enfermeira da S.O.S. Vida apresenta estudo científico em congresso internacional.

Um trabalho científico produzido por uma colaboradora da S.O.S. Vida foi apresentado, por meio de vídeo conferência, no “Congreso Interdisciplinario COVID 19”, da Universidad de La República do Uruguay, realizado de 26 a 29 de julho. “Lesões de pele em pacientes acometidos pelo Covid-19 em Home Care” foi o tema do estudo apresentado pela enfermeira estomaterapeuta Ana Gonzaga, com apoio da assessora de pesquisa Gelide Regina Oliveira do Núcleo de Pesquisa e Ensino Científico (Nupec), que estimula a inovação científica e o aprimoramento contínuo dos profissionais.

Ana Gonzaga conta que observou o volume de pacientes que foram admitidos na internação domiciliar com lesão por pressão após ser acometidos pela COVID-19  e a necessidade de realizar um estudo, então, quando soube desse congresso, resolveu submeter  o estudo e a Universidade aprovou.

“Tivemos uma demanda grande durante a pandemia e por isso elaboramos um plano de cuidados multiprofissional para esses pacientes”, lembra Ana Gonzaga, que destaca o papel fundamental da equipe multidisciplinar, que inclui fonoaudiologia, nutrição e fisioterapia.

 No cuidado   em busca dos resultados positivos com a cicatrização da lesão por pressão em menor tempo, focado no cuidado individualizado ao paciente, com acompanhamento de enfermagem para avaliação da lesão, acompanhamento no tratamento e orientações no cuidado com a pele, também com acompanhamento da equipe multiprofissional, assim como confeccionado e distribuído uma cartilha de orientações aos pacientes pós-COVID com todas as orientações para a família/paciente.

“O acompanhamento com a equipe multiprofissional da atenção domiciliar deve considerar os fatores intrínsecos e extrínsecos, representando grande relevância  no tratamento das lesões por pressão aos pacientes em reabilitação  pós COVID-19, obtivemos vários casos de sucesso de pacientes  com alta da assistência domiciliar com cicatrização de lesão  ”, destaca Ana Gonzaga.

Prancheta 2 3
Ana Gonzaga (Estomoterapeuta, Enfermeira Clínica)

O estudo agora será finalizado com novos dados e transformado em artigo científico para ser publicado em revistas especializadas.

Deixe um comentário