17 de abril de 2021
Encontro de Atenção Domiciliar no Rio de Janeiro terá case da S.O.S. Vida
A médica geriatra da S.O.S. Vida Luana Brandão é uma das palestrantes do Enconsad.
O Encontro Regional de Saúde e Atenção Domiciliar será realizado nos dias 5 e 6 de setembro, no Rio de Janeiro.
Este ano o evento vai debater o tema “A Atenção Domiciliar e os Pilares Estratégicos para Integração de Ações e Serviços”, com especialistas de todo o Brasil.
A palestra da representante da S.O.S. Vida será no dia 5, às 16 horas, e ela vai apresentar um caso acompanhado pela equipe de cuidados paliativos ocorrido na filial de Aracaju. Segundo ela, foi uma experiência positiva, pois a equipe multidisciplinar conseguiu controlar os sintomas da paciente e também acolher o sofrimento da família.
Era uma paciente que tinha câncer em estado avançado e foi assistida pelo serviço entre outubro e dezembro do ano passado. “A família foi bem receptiva ao tratamento”, conta a médica, que destaca ainda o trabalho de pós-luto realizado pela S.O.S. Vida com os familiares.
CUIDADOS PALIATIVOS
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos consistem numa abordagem multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, perante uma doença que ameace a continuidade da vida.
Na opinião de Dra. Luana Brandão, o tema vem sendo discutido há mais tempo nos Estados do Sul e o Sudeste do país. No Nordeste ainda há um longo caminho a percorrer, mas ela vê avanços nos últimos 10 anos, com um maior interesse dos profissionais de saúde em debater o assunto.
A S.O.S. Vida, pioneira em Home Care na Bahia, desenvolve um trabalho profissional nessa área desde 2010 e tem uma equipe especializada, tanto em Salvador quanto em Aracaju, para atender pacientes em cuidados paliativos com qualidade e segurança.