17 de abril de 2021

Emoções saudáveis para o retorno | Jornal Correio

Após a reabertura da maioria das atividades comerciais, diversas pessoas têm vivido o retorno presencial aos seus locais de trabalho. 

Para manter a segurança dos seus colaboradores, as empresas precisam estar atentas aos aspectos físicos da prevenção da Covid-19, mas é preciso lidar também com a saúde mental e emoções.

Sônia Cotrim, psicóloga e gerente de gestão de pessoas da S.O.S. Vida, conversou sobre o tema com a jornalista Carmen Vasconcelos do jornal Correio.

Confira a matéria.


Há pouco menos de dois meses para o  final de 2020, muitas organizações começam a ensaiar um retorno às atividades presenciais. A volta, no entanto, está marcada pelas profundas mudanças que a pandemia do novo coronavírus deixou na vida das pessoas, em particular, e da sociedade como um todo.

 O medo, as perdas, os lutos, as angústias farão parte das rotinas do universo do trabalho, por isso mesmo, especialistas salientam a importância de cuidar da saúde emocional para que o retorno possa significar ganhos para as pessoas e as organizações.

Priorizando o bem estar

Sônia Cotrim defende que  programas de saúde mental e emocional podem ser implantados por qualquer organização, independentemente do tamanho ou do segmento.

“O mais importante é ter uma cultura que priorize o bem estar e a saúde de todos. Se os recursos financeiros não permitem maiores investimentos, implemente ações de menores custos, mas que promovam o engajamento e resultado”, destaca.

Sônia Cotrim fala sobre saúde mental no trabalho

A psicóloga salienta que esses programas precisam levar em consideração as diretrizes e estratégias para prevenção e assistência à Saúde Mental dos colaboradores. 

“Podem incluir o suporte assistencial de um profissional, além de ações e ferramentas que busquem o despertar sobre a importância do tema na vida do colaborador”, sugere.

Sônia lembra também que uma etapa importante é o diagnóstico das necessidades psicossociais dos colaboradores, para que assim sejam planejadas e implementadas ações específicas para atender as diferentes demandas, assim como o acompanhamento e gerenciamento dos resultados.

5 passos da saúde emocional

•    Tomar decisões diárias;

•    Ter disciplina e foco nas atividades que estiver fazendo;

•    Cuidar de si mesmo com uma boa alimentação, exercícios físicos, meditação;

•    Buscar ajuda de um profissional, caso tenha algum sintoma que cause transtorno para você ou para o outro;

•    Exercitar a compaixão e se colocar no lugar do outro, ter uma escuta ativa.

Confira a matéria completa no site do Correio: Trabalho- cuidado com o emocional melhora a volta das atividades presenciais
Sônia Cotrim fala sobre emoções e saúde mental

Como estamos lidando com as emoções?

Sônia participou da Semana do Cuidado com a palestra “Como estamos lidando com as emoções?

Assista ao vídeo da palestra completa

Rádio Excelsior

Sônia Cotrim também conversou com o apresentador do programa Manhã Excelsior, Fernando Cabus, sobre os cuidados com a saúde mental do colaborador no retorno ao trabalho presencial.

Ouça a matéria completa.

Deixe um comentário