20 de dezembro de 2024
Dezembro vermelho: a importância da prevenção e tratamento do HIV

O Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Além de buscar a conscientização, o Dezembro Vermelho destaca a prevenção como a forma mais eficaz de proteção contra o HIV e outras ISTs. “Prevenir é a melhor forma de se proteger” é o chamado para que a população adote hábitos seguros e busque informações sobre saúde sexual. Nossa infectologista, Dra. Monique Lírio, lista abaixo algumas estratégias de prevenção e tratamento:
- Uso de preservativos: o uso correto e consistente de preservativos é uma das formas mais eficazes de prevenção contra ISTs;
- Educação sexual: programas educativos que abordam a sexualidade de maneira clara e informativa são essenciais para a conscientização dos jovens;
- Testagem regular: realizar testes periódicos para ISTs, especialmente aqueles que têm múltiplos parceiros sexuais ou que não usam preservativos regularmente;
- Tratamento das ISTs: tratamento adequado e imediato das ISTs para evitar complicações e transmissão a outras pessoas;
- Profilaxia Pré-Exposição (PrEP): uso de medicamentos por pessoas com alto risco de contrair HIV para reduzir a probabilidade de infecção.

Na foto acima, Dra. Monique Lírio, infectologista S.O.S. Vida, unidade Salvador.
Pacientes com AIDS podem ser tratados em home care?
O tratamento domiciliar é perfeitamente factível, e especialmente vantajoso para pacientes que enfrentam limitações de mobilidade e dificuldades para acessar serviços de saúde de forma regular.
Além disso, alguns desses pacientes apresentam condições de saúde consequentes de infecções oportunistas, problemas neurológicos ou complicações crônicas, que demandam cuidados complementares e acompanhamento contínuo.
O suporte do home care permite atender essas necessidades em um ambiente familiar e acolhedor, reduzindo o desgaste físico e emocional associado às internações frequentes, ao mesmo tempo em que promove uma melhor qualidade de vida.