17 de abril de 2021

Coronavírus: Recomendações sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na Atenção Domiciliar

Destacamos aqui as recomendações aos profissionais de saúde sobre o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nos atendimentos na Atenção Domiciliar (Home Care). 

Importante ressaltar a necessidade do uso racional dos insumos, pois a utilização sem critérios pode ocasionar na falta destes recursos em momentos que eles sejam indispensáveis para garantir a segurança de nossos colegas profissionais de saúde.

Coronavírus: Recomendações sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na Atenção Domiciliar 1

1. Para atendimento DE PACIENTES SEM SUSPEITA DE COVID-19 é desnecessária a utilização de máscara cirúrgica, mesmo a padrão, e demais EPIs.

2. O objetivo destes equipamentos é proteger o indivíduo da exposição a uma doença infecciosa suspeita ou confirmada, durante um contato próximo.

3. As medidas de prevenção coletivas continuam sendo distanciamento social e higiene rigorosa das mãos e superfícies.

4. Como medida preventiva, nenhum colaborador com sintoma respiratório irá realizar atendimento. O colaborador será afastado das atividades pelo tempo necessário para resolução da sua patologia.

5. Devem ser restritas, ao menor número possível, a presença de acompanhantes e visitas aos todos os pacientes em Home Care,  e suspensas até segunda ordem, aos suspeitos de COVID-19.

6. Apenas para procedimentos que coloquem o profissional em contato com aerossóis do paciente  (por entubação, nebulização, aspiração traqueal, ventilação mecânica) é obrigatório o uso de máscara cirúrgica, além de óculos de proteção e luvas (procedimentos que já adotamos na nossa rotina de segurança e qualidade).

Atenciosamente,

Monique Lírio – Infectologista e Coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Domiciliar

Edgard Passos – Pneumologista e Coordenador Médico                                                                                               

Vídeo com procedimento de atendimento para pacientes com suspeita

Produzimos um vídeo que demonstra o procedimento de utilização de EPIs para o atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 na Atenção Domiciliar.

Importante seguir todos os passos rigorosamente para garantir a segurança do profissional durante o atendimento.

REFERÊNCIAS:

  1. Coronavírus: recomendações do Cremeb à classe médica. (Acesso em 19 de Março de 2020).
  2. Ministério da Saúde publica Protocolo de Atendimento do Novo Coronavírus e detalha uso de EPIs. (Acesso em 19 de Março de 2020)
Leia também outros conteúdos sobre o Coronavírus: Alimentação e hábitos saudáveis fortalecem o sistema imunológico e Carta informativa aos pacientes e famílias

Deixe um comentário