17 de abril de 2021
Colaboradores destacam importância da certificação
Office workers in meeting — Image by © Royalty-Free/Corbis
Participação efetiva de toda a equipe foi decisiva para a conquista
Félix Alves é supervisor de Infraestrutura da S.O.S. Vida e está na empresa desde 1990. Para ele existe um ganho profissional em todo esse processo de Acreditação. “Cada vez que buscamos aprimorar a qualidade, adquirimos novos conhecimentos. É uma possibilidade muito boa de aprender e se tornar um profissional ainda mais qualificado”, disse. No entanto, o supervisor reforça quem é o grande beneficiado: “Sem dúvida, é o paciente, que tem a garantia da segurança do serviço”, complementa.
Félix Alves: “Foi um trabalho árduo, mas valeu a pena, pois todos saímos ganhando”
A farmacêutica Jemima Rios diz que, além da satisfação, participar do processo de Acreditação foi um grande desafio. Jemima diz que a empresa sempre teve uma política de eficiência muito clara. “Essas adequações fazem com que o processo se torne, além de mais eficiente, mais eficaz”, declara.
Jemima Rios: “Todos mostraram comprometimento em prol de um objetivo comum”
A enfermeira visitadora em pediatria, Samanta Machado, chama a atenção para a importância profissional da Acreditação. “Todo o processo foi fundamental para o meu crescimento profissional. Trabalhar em uma empresa que cuida da qualidade de seus serviços, nos deixa mais seguros”, pontua.
Graças aos treinamentos e capacitações realizadas, os profissionais tiveram a oportunidade de se atualizar em suas respectivas áreas. Ela comenta ainda que vários procedimentos foram aprimorados, a exemplo do controle de material médico e farmacêutico no domicílio do paciente.
Samanta Machado: “A certificação traz segurança para o paciente também, pois ele terá à disposição profissionais capacitados e atualizados”
Toda essa excelência nos serviços passa pela mão de profissionais como a fisioterapeuta Thyana Souza. Para ela, a padronização dos processos através da certificação, leva, consequentemente, a uma melhor qualidade dos serviços.
Thyana Souza: “Os riscos diminuem, tanto para o paciente, quanto para o profissional”
Para Cátia Couto, técnica em enfermagem, a conquista é valiosa e mostra a preocupação da empresa com um serviço de excelência.
Cátia Couto: “Sempre percebi a preocupação da S.O.S. Vida com a busca por um atendimento de qualidade”
A médica visitadora, Dra. Ana Rosa, destaca que o processo de Acreditação foi um passo importante para a empresa e para o crescimento individual de cada um. “O profissional que participa de um processo como esse adquire um grande conhecimento”.
Dra. Ana Rosa: “Não se trata apenas do certificado em si, mas sim essa cultura de buscar, incessantemente, a qualidade dos serviços”
Beatriz Espiño, assistente administrativo, ressalta que, com a certificação, a empresa ganha mais um importante reconhecimento no mercado e os colaboradores, por sua vez, aprimoram seus conhecimentos. “Faz parte da cultura da S.O.S. Vida esse processo de aprimoramento no seu atendimento”, reforça.
Beatriz Espiño: “Independente do selo, o gerenciamento dos processos administrativos ganham muito com a metodologia da Acreditação”
Os benefícios da Acreditação
A Pronep, empresa que atua na Região Suldeste foi a primeira a ser Acreditada do Brasil no segmento de home care, obteve a certificação em 2007. Para a gerente de Qualidade da Pronep, Márcia Braz, o certificado é um desafio que, ao ser vencido, traz benefícios para todos. “Independente do selo, o processo de atendimento ganha muito com a metodologia da Acreditação, através dos seus padrões de exigências, da sua sistemática de monitoramento dos resultados e da disciplina de trabalho que passa a ser imposta”, afirmou.
Visão do paciente
O principal beneficiado dessa conquista é o paciente. Portanto, ninguém melhor do que ele para comprovar a excelência do atendimento da S.O.S. Vida. A residência da paciente Nélia Pimenta foi uma das visitadas pelos auditores da JCI durante o processo para a obtenção da Acreditação. João Francisco, que é casado com Nélia, não poupa elogios à atuação da S.O.S. Vida. “Não temos do que reclamar. A equipe de profissionais é muito bem selecionada, desde médicos, nutricionistas até farmacêuticos”, afirma. A organização da empresa também foi ressaltada por João. “Pude visitar a sede da empresa, em Salvador, e vi como a estrutura é organizada”, destaca.