17 de abril de 2021
Clínica de Transição da S.O.S. Vida é apresentada durante Fórum de Saúde
O setor de saúde no Brasil possui variados desafios e um dos mais importantes é a sua sustentabilidade. Por isso, os diversos atores desse segmento estão debatendo novas perspectivas de negócios, baseadas em tecnologia e modelos multidisciplinares, visando o atendimento integrado e centrado no paciente.
Tendo como premissa que o modelo de saúde no Brasil do século XXI está sendo redesenhado, o programa de Pós-Graduação da Unifacs realizou o II Fórum Saúde, dia 4 de dezembro, no auditório da instituição, debatendo diversos aspectos ligados ao tema.
A Assessora de Projetos em Saúde da S.O.S. Vida, Isabella Teixeira Napoli, ministrou palestra com o tema “Transição de Cuidados”, dentro do painel “Novos Serviços”.
Inicialmente ela falou sobre o conceito de Clínica de Transição, serviço especializado em cuidados pós-hospitalar, que tem como objetivo prioritário a estabilização ou recuperação funcional de pacientes com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável, assim como a prestação de cuidados específicos voltados para a adaptação dos pacientes às incapacidades e o envolvimento e treinamento dos familiares/cuidadores.
Na sequência, deu exemplos dessa experiência no Brasil e em outros países, além de destacar como o mercado de saúde local está se adaptando a essa nova tendência.
Ao final, ressaltou que a S.O.S. Vida tem um projeto de implantar uma Clínica de Transição em sua sede em Salvador, no bairro de Brotas. A proposta é garantir uma recuperação segura do paciente, dentro de uma filosofia de tratamento humanizado, marca da S.O.S. Vida ao longo de sua existência.
Além de Isabella, participaram do painel “Novos Serviços”, o médico Marcelo Cunha, do Instituto Mantum, que falou sobre Cuidados Paliativos; e a médica Fernanda Tourinho, coordenadora da Clínica Florence, que abordou o tema Hospice.