17 de abril de 2021
Campanha Amigos da Pele reforça programa de prevenção de lesões da S.O.S. Vida
Pacientes de Home Care são suscetíveis a apresentarem lesões na pele devido à longa permanência no leito.
Mesmo com rotinas consolidadas de prevenção a esse problema, a S.O.S. Vida resolveu reforçar a sua atuação com a campanha Amigos da Peles, uma série de ações que começaram em abril e prosseguem até o final do ano, envolvendo cuidadores, familiares, enfermeiros e demais membros da equipe multiprofissional.
Segundo explica Samanta Campos, Supervisora de Enfermagem da S.O.S. Vida, a intenção é reforçar os cuidados na preservação da pele íntegra. A campanha inclui visitas domiciliares, chamadas de “Blitz da Prevenção”.
“Acreditamos que reduziremos os casos de lesões de pele ao longo do ano”, destaca Samanta, que já identificou um maior envolvimento de cuidadores e familiares.
“Ações simples, como substituir o sabão em barra pelo líquido e usar um hidratante de pele adequado podem fazer a diferença no resultado final”.
A enfermeira da S.O.S. Vida Rosemary Telles reforça que o programa tem ajudado bastante na prevenção, contribuindo assim para que o paciente não venha a sofrer com dores decorrentes das lesões.
Ela conta que a recepção dos cuidadores e familiares tem sido muito boa. Rosemary lembra que além da orientação, a equipe multidisciplinar deixa uma cartilha elaborada pela S.O.S. Vida no domicílio com as orientações mais relevantes.
Redução de casos em Aracaju
A filial da S.O.S. Vida em Aracaju também está aplicando o programa. Segundo o enfermeiro Victor Neves, da comissão local de lesões de pele, desde que o programa começou houve uma redução na abertura de lesões entre os pacientes.
Ele conta que a família e os cuidadores são orientados não só a ajudar na prevenção e tratamento, mas também a dar continuidade no cuidado após o fechamento da lesão para não haver reincidência.