9 de junho de 2022
Acreditação garante aumento progressivo da qualidade nas empresas de saúde

A S.O.S. VIDA é a primeira instituição do Nordeste acreditada há 10 anos pela Joint Commission International (JCI)
Nos últimos anos as empresas da área de saúde têm buscado cada vez mais um certificado de Acreditação como um diferencial para seus serviços. Anunciam em outdoors e em suas publicações internas que detêm o título, mas será que todo mundo sabe o que significa? A coordenadora da Qualidade da S.O.S. Vida, Simara Espírito Santo, explica:
“Acreditação consiste em um método de avaliação que visa o aumento progressivo da qualidade de uma instituição de saúde e do atendimento prestado”.

Simara fala com propriedade desse assunto, pois a S.O.S. Vida foi a primeira do Nordeste e a segunda do Brasil a obter essa certificação dentro do segmento de Home Care e este ano completa 10 anos da primeira Acreditação pela JCI (Joint Commission International), umas das mais rigorosas instituições certificadoras do mundo.
A coordenadora explica que as empresas acreditadas têm processos sólidos e bem organizados, o que garantem uma assistência padronizada, segura e que busca eliminar os eventos adversos. Para os pacientes o principal benefício é que as empresas acreditadas oferecem um atendimento de qualidade, porque todos os processos são revisados continuamente e a equipe está sempre atualizada, por meio de cursos e treinamentos. “Profissionais mais qualificados garantem um serviço de excelência”.
Nesse sentido, a S.O.S. Vida oferece aos seus pacientes e familiares um atendimento uniforme, eficiente e que visa minimizar a ocorrência de falhas por meio de protocolos, políticas e procedimentos.
Mas como saber se uma empresa tem acreditação? Simara explica que ela precisa ter padrões estabelecidos, processos seguros e colocar o paciente sempre no centro do cuidado. O selo da JCI é uma referência da empresa que tem alto padrão de qualidade.
Instruções a seguir
O manual da JCI é dividido em duas seções: Padrões com foco no paciente, que aborda as metas internacionais de segurança, direitos e responsabilidade, gerenciamento dos medicamentos, educação, acesso e cuidado ao paciente e Padrões de gerenciamento da instituição de saúde, que prevê a melhoria da qualidade e segurança, prevenção e controle de infecção, segurança do ambiente, educação e qualificação de profissionais, comunicação, informação e governança.
Simara explica que a S.O.S.Vida mantém os padrões de qualidade por meio de auditorias internas, educação continuada, pesquisa de satisfação, e acompanhamento de indicadores, o que garantem a melhoria contínua.
“Eu fui contratada pela empresa em 2011 para contribuir no processo e consigo perceber uma curva crescente de aprendizado, onde todos os envolvidos são beneficiados”, ressalta a coordenadora, finalizando com uma frase de Henry Ford que sintetiza a essência do processo de Acreditação: “Qualidade significa fazer o certo quando ninguém está olhando”.