13 de março de 2023

Tendência em saúde: como a S.O.S. VIDA investiu em tecnologia para ampliar a assistência no Home Care.

A tão falada transformação digital na área de saúde já é uma realidade. Segmentos como o Home Care já se mobilizam em busca de soluções tecnológicas para agregar valor ao serviço e atuar com o diferencial competitivo da empresa.

Na vanguarda do setor, a S.O.S. VIDA, empresa pioneira em Home Care na Bahia com filiais em Sergipe e Brasília, investiu em inovação, tecnologia e processos modernizados para que o cuidado com os pacientes no domicílio seja cada vez mais eficiente.

A seguir, alguns projetos que trouxeram mais segurança e qualidade na assistência, melhoria da experiência e execução inteligente de processos e atendimento dos profissionais:

Telessaúde – O cuidado de saúde compatível com o atendimento presencial por meio de teleconsulta. Nas três unidades da S.O.S. Vida, o paciente recebe todo suporte médico e da equipe assistencial, com dados registrados em prontuário eletrônico e a segurança de uma intervenção ágil e segura.

Prontuário eletrônico – A inovação está no DNA da empresa. Assim, tornou-se o primeiro Home Care paperless, proporcionando o compartilhamento das informações do paciente de forma “on time” com toda a equipe multidisciplinar, além de gerar mais efetividade no acompanhamento clínico do paciente, com tempo de resposta mais curto e decisões mais assertivas. A segurança e a confiabilidade das informações são garantidas pela plataforma em nuvem.

Central de Monitoramento Clínico – Inclui o serviço de Telemonitoramento, Teletriagem, Teleorientação, com recursos tecnológicos integrados ao Prontuário do Paciente, dashboard para acompanhamento dos dados por toda equipe e foco na experiência personalizada para o usuário.

RPA (Robotic Process Automation) – A automação de rotinas, que antes eram feitas manualmente, trouxeram ganhos de eficiência e efetividade na assistência. Com o investimento em tecnologia, os profissionais puderem investir maior tempo nas atividades que geram maior valor agregado ao paciente.

Capacitação constante via EAD – O investimento em plataforma de educação continuada para treinamento constante da equipe de atendimento domiciliar.

Essa premissa reforça todos os protocolos de segurança e qualidade, base da excelência de uma empresa acreditada pela JCI (Joint Commission International).

Central de Prescrição: A perspectiva de centralizar os processos de prescrição, por meio de sistema eletrônico, que facilite o acesso do prescritor para imputar os dados necessários para a conduta do paciente atendido.

O painel disponibilizado na Central de Prescrição e nas suas respectivas unidades permitiu a equipe multidisciplinar acompanhar o andamento do processo de maneira ampla, segura e, em tempo real, através de dashboard interativo.

Canal Digital: O engajamento do paciente e seus familiares é fundamental para garantir o internamento domiciliar. Por isso, a S.O.S. VIDA está investindo em um canal de comunicação com a família, mais ágil, diligente e interativo, que permita a troca de informações, solicitações e relacionamento customizado. O canal atuará no propósito de se manter conectado ao paciente e promover o engajamento familiar com a experiência positiva.

“Adotamos, revisamos e implementamos procedimentos, intensificamos treinamentos e buscamos ferramentas para manter, com qualidade e humanização, nossa atuação como parceiros no cuidado, oferecendo assistência multidisciplinar em saúde, fora do ambiente hospitalar, seguindo protocolos rigorosos de qualidade e segurança, contribuindo para o bem-estar do paciente da família. Isso é característico do home care, que proporciona que a pessoa receba a assistência dentro do seu lar e junto de sua família”, pontua Edmundo Ribeiro, diretor executivo da S.O.S. Vida.

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