17 de abril de 2021
S.O.S. Vida conquista Certificação Internacional de Qualidade
A busca incessante pela qualidade é uma batalha diária realizada pela S.O.S.Vida. E desta vez, mais uma vitória pode ser creditada à organização. Na última terça-feira (14), a S.O.S. Vida obteve o certificado internacional de qualidade e se tornou a segunda empresa do Brasil Acreditada no serviço de Home Care pela Joint Commission International (JCI).
O certificado da JCI é chamado de Acreditação, e certifica empresas de saúde em conformidade com padrões internacionais de qualidade. A S.O.S.Vida é a única empresa no Norte Nordeste que atende a estas especificações no serviço de Home Care. Isso significa a aprovação em um rigoroso processo que envolveu mais de 500 profissionais, revisão e implementação de centenas de documentos, qualificação e integração da equipe.
O processo durou pouco mais de três anos e foi necessário um trabalho de planejamento, investimentos e principalmente de treinamento da equipe técnica e administrativa. Para Fernanda Gama, Coordenadora de Qualidade da S.O.S Vida, o processo de melhoria da qualidade é contínuo e participativo. Para isso, a empresa seguiu o manual de exigências da certificadora. “A JCI possui um manual com alto rigor de exigência. Ele é dividido em 12 capítulos e serve para direcionar as ações que garantem uma assistência mais segura ao paciente e diminui os riscos para os profissionais, além de contribuir para otimizar os processos da empresa” afirma.
O processo de adequação envolveu todos os profissionais da empresa, que tiveram que padronizar os processos desde a gestão interna até o atendimento ao paciente, em sua própria residência. Para isso, formaram-se equipes de trabalhos, chamadas de grupo facilitador e cada grupo ficou responsável por um capítulo do manual e por compartilhar este conhecimento com outros colegas de trabalho. Fernanda afirma que todo o grupo “saiu vitorioso” com o resultado, mas segundo ela, a soma dos esforços irá refletir no atendimento ao paciente, que tem a assistência prestada por uma empresa certificada internacionalmente.
Para Isabella Nápoli, gerente técnica-operacional da assistência domiciliar da S.O.S Vida, o esforço valeu a pena. “Cada um contribuiu dentro de sua individualidade para o coletivo. Houve comprometimento, superação de dificuldades, cada um dentro de sua atividade, em um ambiente de respeito mútuo. Ao adquirir essa certificação, estamos atendendo normas de padrão internacional e isso contribuiu para evoluirmos como profissionais e como pessoas”, relatou.
O certificado de Acreditação chega em uma hora propícia, justamente nas comemorações de 25 anos da empresa. A S.O.S. Vida foi inaugurada em 1987, e desde então é reconhecida pelo pioneirismo e pela busca de qualificação e segurança de seus serviços.