17 de abril de 2021

S.O.S.Vida apoia a ação Outubro Rosa

Brasil deve registrar 52 mil novos casos de câncer de mama este ano.

Palestra gratuita no dia 18/10 ensinou formas de prevenção da doença.

O câncer da mama é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que em 2012 devem ocorrer no Brasil 52.680 novos casos, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

Como estratégias de rastreamento, o Ministério da Saúde recomenda o exame clínico anual das mamas a partir dos 40 anos e um exame mamográfico, a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos.

Para explicar de que forma é possível prevenir o câncer de mama, a enfermeira oncologista da S.O.S. Vida, Eliana Telma Souza de Vasconcelos, realizou uma palestra no dia 18/10/12, na Creche Escola Comunitária Frutos de Mães, no bairro de Massaranduba.

Especializada nesse tipo de tratamento, Eliana abordou também quais são os principais fatores de risco, sinais e sintomas mais comuns, além de apresentar números da doença no Brasil. As taxas de mortalidade por câncer da mama continuam elevadas no País, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.

A palestra em Massaranduba fez parte da mobilização nacional do Outubro Rosa e a participação da S.O.S.Vida nessa ação foi uma parceria com a Fundação José Silveira. Pioneira na prestação de serviço de Atenção Domiciliar na Bahia, a S.O.S. Vida tem sede no bairro de Brotas, em Salvador, e filial em Aracaju. Desenvolve em Salvador atividades nas áreas de Atenção Domiciliar, Oncologia e Suporte Medicamentoso.

Deixe um comentário