17 de abril de 2021
Papel do enfermeiro em Home Care | Entrevista
A enfermagem praticada em Home Care é bem diferente da hospitalar.
A assistência do profissional de enfermagem no Home Care é personalizada e cada paciente tem uma particularidade que precisa ser entendida pelo profissional que está na residência.
Esta foi uma das informações que fizeram parte da entrevista concedida pela enfermeira da S.O.S. Vida, Rosemary Soares Telles, durante o programa “Sinta-se Bem”, na Rádio Sociedade, comandado pela radialista Olga Goulart. A entrevista foi concedida no dia 12 de maio, por ocasião do Dia do Enfermeiro.
ROTINA FAMILIAR
Rosemary destacou também que o enfermeiro em Home Care precisa se adaptar à rotina da família, respeitar suas crenças e estar pronto para resolver os imprevistos que podem ocorrer no âmbito familiar.
A especialista lamenta que as faculdades ainda não tenham colocado o aprendizado em Home Care como disciplina obrigatória. Ela conta que o curso da Universidade Federal da Bahia tem apenas uma matéria optativa sobre o assunto na grade curricular.
A profissional da S.O.S. Vida abordou também, durante a entrevista, a atuação do profissional de enfermagem em cuidados paliativos. Ela disse que esse tipo de tratamento surgiu para dar conforto e qualidade de vida àqueles pacientes que não têm mais possibilidades de cura terapêutica.
Nesse particular, Rosemeire ressalta o importante papel do enfermeiro de confortar a família e acompanhar esse momento de espera, atuando para aliviar o sofrimento do paciente.
“Algumas famílias não aceitam bem os cuidados paliativos e querem levar o doente para o hospital, mesmo sabendo que não há mais possibilidade de cura”, lembra Rosemary, ressaltando que o enfermeiro que atua nesses casos precisa ter preparo para contornar essas situações e confortar os familiares.