17 de abril de 2021

“Derrube os mitos” é o tema do Dia Mundial do Câncer 2014

O Dia Mundial do Câncer 2014, celebrado no dia 4 de fevereiro, tem como foco o Objetivo 5 da Declaração Mundial do Câncer: Reduzir o estigma e dissipar os mitos sobre câncer, sob o slogan: “Derrube os mitos”.

A data é uma oportunidade de unir nossas vozes em nome da disseminação do conhecimento sobre câncer e dirimir conceitos falsos sobre a doença. A campanha conta com o apoio do World Cancer Day Advisory Group em nível global, e o foco é elucidar sobre os seguintes mitos:

Combata os mitos do câncer

Mito 1: Não é necessário falar sobre câncer

Realidade: Apesar do câncer se um tópico difícil de abordar, em particular em algumas culturas e condições, afrontar a doença abertamente pode melhorar os resultados a nível individual, comunitário, e de políticas públicas.

Mito 2: Não há sinais ou sintomas de câncer

Realidade: Para muitos tipos de cânceres, há sinais de alerta e sintomas, e os benefícios de um diagnóstico precoce são indiscutíveis.

Mito 3: Não há nada que eu possa fazer sobre câncer

Realidade: Há muito o que fazer ao nível individual, comunitário e político e, com a estratégia correta, um terço dos cânceres mais comuns podem ser prevenidos.

Combata os mitos do câncer
Leia também: Cuidados Paliativos beneficia tratamento de câncer de mama ao oferecer assistência multiprofissional

Dados e números sobre câncer

– O câncer é uma das primeiras causas de morte ao nível mundial;

– Os tipos mais frequentes de câncer diferem no homem e na mulher;

– Aproximadamente 30% das mortes por câncer se devem a cinco fatores de risco comportamental e alimentar (índice de massa corporal elevado, consumo insuficiente de frutas e verduras, falta de atividade física e consumo de tabaco e álcool), portanto, podem ser prevenidas;

– O tabagismo é o fator de risco que sozinho provoca um maior número de casos e a nível mundial causa 22% das mortes por câncer e 71% das mortes por câncer de pulmão;

– O câncer começa com a transformação de uma célula apenas, que pode ter sua origem em agentes externos e em fatores genéticos herdados;

– Aproximadamente 72% de todas as mortes por câncer registradas em 2008 ocorreram em países de baixa e média renda. Prevê-se que as mortes por câncer a nível mundial continuarão a aumentar: em 2030 serão, segundo as previsões, ao redor de 12 milhões;

– A previsão é de que em 2030 a mortalidade por câncer atinja 2,1 milhões de pessoas nas Américas;

– Os tipos mais frequentes na região incluem os cânceres de próstata, pulmão, colorretal e estomago entre os homens; e os cânceres de mama, pulmão, colorretal e de colo de útero entre as mulheres.

Para conhecer mais sobre a Campanha acesse: Cancer Day

Adaptado de: Organização Panamericana de Saúde

Deixe um comentário