17 de abril de 2021
Covid-19 – Uma visão da Equipe Multidisciplinar | Encosad
“Principais medidas preventivas, assistenciais, paliativas e de reabilitação para paciente com Covid-19 – Uma visão da Equipe Multidisciplinar” foi o tema do Webinar promovido pelo Encosad no dia 09 de julho.
O encontro foi mediado pelo Dr. Rui Miranda Filho, diretor presidente da Pedilar, e contou com a participação da Dra. Ana Rosa Humia, coordenadora do programa de Cuidados Paliativos da S.O.S. Vida; Laerte Honorato, fisioterapeuta e gerente regional da Resmed; Ligia Koga, enfermeira do Centro de Reabilitação Albert Einstein; e Maria Patarello, fisioterapeuta na Fenafisio.
Os especialistas puderam descrever as experiências vivenciadas por eles, nas suas respectivas empresas, nas etapas preventiva, assistencial, paliativas e de reabilitação, bem como medidas e protocolos estabelecidos para dar continuidade as atividades.
Assista ao Webinar : Covid-19 – Uma visão da Equipe Multidisciplinar
AÇÕES PREVENTIVAS NA ATENÇÃO DOMICILIAR
Dra. Ana Rosa pode comentar sobre as ações desenvolvidas pela S.O.S. Vida, voltadas à manutenção das atividades da empresa no contexto da pandemia, como a criação do comitê de crise, responsável por deliberar as medidas que seriam tomadas ao longo desse momento, e que foram descritas no plano de contingência.
“O plano de contingência estabeleceu ações preventivas, assistenciais, de reabilitação e paliativas. Esse plano abrangeu não só os pacientes, mas também a equipe: equipe profissional administrativa, equipe profissional da área de saúde, os visitadores, cooperados e terceirizados”, explicou a médica.
Dada a quebra da cadeia de fornecimento de materiais e insumos provocada pela pandemia, foi necessário garantir junto aos fornecedores o suprimento desses produtos, essenciais para a prestação da assistência aos pacientes.
“O setor de Suprimentos e Logística trabalhou com os fornecedores, para garantir que tivéssemos materiais, principalmente EPIs, e insumos para atender esses pacientes”, explicou a Dra. Ana Rosa, ainda falando sobre ações preventivas adotadas pela S.O.S. Vida.
AJUSTES NA ASSISTÊNCIA
Do ponto de vista assistencial, a S.O.S. Vida ampliou o uso do telemonitoramento e estabeleceu fluxos de atendimento, monitoramento e isolamento para pacientes contactantes e pacientes de casos suspeitos ou confirmados. Além disso, criou-se um programa de aconselhamento psicológico, voltado para pacientes e familiares infectados pelo novo coronavírus.
A partir da decretação da pandemia, a capacidade da rede hospitalar de prestar assistência médica às pessoas infectadas pela Covid-19 tornou-se uma preocupação. Nesse cenário, a atuação do setor de home care tem-se provado imprescindível no processo de desospitalização segura de pacientes, o que permite a disponibilização de leitos que podem ser destinados a pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Esse entendimento foi destacado também pelo gerente regional da Resmed, Laerte Honorato. Ele exaltou a atuação dos profissionais do home care das redes pública e privada, que mostrou a capacidade do setor de contribuir efetivamente com a rede de saúde.
Os convidados abordaram também a questão das sequelas a longo prazo nos pacientes acometidos com a Covid-19 que precisaram ser internados. Ainda não se sabe quais serão elas, há mais incertezas do que que certezas, segundo Lígia Koga, enfermeira do Albert Einstein. Sabe-se, contudo, que grande parte desses pacientes necessitarão de reabilitação, seja pela ação direta do vírus ou pelo longo período de internação.
A discussão contribuiu como o entendimento de que uma equipe multidisciplinar pode oferecer um cuidado integral para o paciente, ao valer-se da expertise de cada área para a elaboração de um plano de cuidados específico e adequado para cada situação, além de possibilitar uma melhor gestão da saúde.
SOBRE O ENCOSAD
O Enconsad (Encontro Nacional de Serviços de Atenção Domiciliar) busca promover discussões atuais sobre a evolução dos modelos de saúde, destacando a atuação da Atenção Domiciliar para a integração e a própria sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro
Em meio a pandemia, o Encosad tem promovido debates online para compartilhar as experiências das instituições de saúde de todo o Brasil no enfrentamento da Covid-19. Os vídeos podem ser acompanhados no canal do Youtube do Encosad.