17 de abril de 2021

Coronavírus: carta informativa aos pacientes e suas famílias

Plano de contingência para enfrentamento ao Covid-19

Período de abrangência: 19/03/2020 à 02/04/2020

Dado o risco de surgimento de casos da COVID-19 entre os nossos pacientes, suas famílias e nos profissionais de saúde, e ciente da importância de uma estratégia ativa para iniciar um enfrentamento da pandemia, desenvolvemos um plano de contingência com orientações para toda a empresa no período de 19/03/2020 à 02/04/2020.

Estas práticas estão alinhadas com as recomendações do Ministério da Saúde e nortearam a manutenção das atividades assistenciais e administrativas, permitindo a realização dos trabalhos com a qualidade e segurança necessárias para essa fase que exige cautela redobrada.

  1. Haverá suspensão temporária ou redução para a menor frequência possível, por 15 dias, a partir de Quinta-feira (19/03/2020), das atividades assistenciais (médico, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia) para os pacientes em Serviço Pontual e Assistência Especializada.
  2. Nos atendimentos aos pacientes nas modalidades de Internação Domiciliar e Gerenciamento serão feitas adequações na frequência de visitas profissionais, se necessário e quando possível.

A nossa Equipe efetuará contato telefônico com todos os nossos pacientes realizando o alinhamento necessário para as possíveis mudanças nas visitas.

  • Faremos ampliação do monitoramento do paciente através do contato telefônico.

Contamos com a compreensão e colaboração de todas as nossas famílias pois estamos adotando ações que visam prevenir a disseminação do COVID-19 (Coronavírus).

Atenciosamente,

José Espiño, Diretor Médico da S.O.S. Vida

SAIBA MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS

O Coronavírus é transmitido principalmente por vias respiratórias através de gotículas provenientes de espirros e fala de pessoas contaminadas pelo vírus. Porém, a transmissão também pode acontecer através do contato físico.

As gotículas com vírus podem alcançar mucosas do olho, nariz e boca. Por isso é preciso evitar contatos físicos como beijos, abraços ou cumprimentos. Também se faz necessário maior atenção ao tocar locais como corrimão e maçanetas.

Adotar a higienização das mãos de forma constante com água e sabão ou álcool gel e resguardar o contato social com grandes aglomerações são medidas efetivas nessa fase.

GRUPOS DE RISCO

Crianças menores de 2 anos, gestantes, pessoas com doenças crônicas (diabéticos, hipertensos, etc) e idosos são grupos que apresentam maior fator de riscos para complicações associadas ao contágio do Covid-19, demandando maiores cuidados.

Idosos e pessoas com doenças graves também deve evitar aglomerações ou só sair de casa para o estritamente necessário, ficando em casa o maior tempo possível.

Recomenda-se que as visitas aos pacientes idosos sejam restringidas.

Leia também: Idosos devem redobrar atenção na prevenção

COMO PREVENIR O CONTÁGIO DO CORONAVÍRUS?

Higienize as mãos

Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel.

Por quê?  Esfregar as mãos ajuda a eliminar traços do vírus que podem estar presentes em lugares de uso comum.

Mantenha distância social

Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas que apresentam tosse ou espirros constantes.

Por quê? A tosse e o espirro propagam pequenas gotas de secreção e saliva que podem conter vírus. Com a proximidade, a chance de respirar ou ter contato essas gotículas aumenta.

Evite tocar os olhos, o nariz e a boca

Evite coçar, esfregar ou ter qualquer tipo de contato com as mucosas. Essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação.

Por quê? As mãos estão em contato constante com superfícies que podem ser vetores de transmissão de vírus e bactérias. Mantê-las longe das mucosas diminui a chance de contágio.

Pratique higiene respiratória

Tenha boas práticas de higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o braço curvado ou com um lenço de tecido ou papel ao tossir e espirrar. Descarte ou higienize o material usado imediatamente.

Por quê? Gotículas de saliva e secreção são vetores do Covid-19. Evitar que outras pessoas entrem em contato com saliva contaminada evita não apenas o Coronavírus, mas uma série de doenças respiratórias.

Em caso de febre ou dificuldade respiratória busque ajuda médica rapidamente

Não saia de casa se estiver com febre. Se os sintomas persistirem e caso haja dificuldade respiratória, busque atenção especializada imediatamente.

Por quê? Apesar de serem sintomas comuns, uma ação rápida pode evitar problemas mais sérios e o desenvolvimento de sintomas mais graves de infecções respiratórias.

Uso de máscaras

Pessoas saudáveis, sem sintomas como febre, tosse ou espirros não precisam usar máscaras.

A função das máscaras é conter a propagação do vírus em quem já está infectado.

A OMS recomenda o uso racional das máscaras.

Leia também: Recomendações sobre uso de EPIs na Atenção Domiciliar

Central de Atendimento

A nossa Central funciona 24h/dia para orientações. Diante de qualquer alteração do quadro clínico do nosso paciente, por favor, nos comunique.

Leia também: Coronavírus – O que você precisa saber
Coronavírus: carta informativa aos pacientes e suas famílias 1

#Coronavírus

Deixe um comentário