fbpx Vantagens do Home Care | S.O.S Vida - Inovando em Saúde
Conheça a S.O.S Vida
Apresentação / Vídeo Institucional Nossa Equipe Núcleo Científico Conceito Linhas de Pesquisa Orientação para Pesquisadores Produções Prata da Casa Artigos / Estudos Certificação de Qualidade
Home Care
O que é Home Care Fluxograma do Home Care Vantagens do Home Care Legislação Acreditação Perguntas Frequentes
Saiba Mais
Artigos Dicas Informativos Notícias
Contato
Ouvidoria Trabalhe Conosco Contato

O Home Care traz inúmeras vantagens para o paciente, principalmente pelo fato de promover uma maior humanização do tratamento e possibilitar o constante contato com a família e rotina do domicílio, contribuindo para uma melhor recuperação e adesão ao tratamento.

Vantagens do Home Care

Vantagens do Home Care

O Home Care é um modelo que tem como principal vantagem o fato do paciente receber no seu domicílio todos os cuidados necessários para a continuidade do seu tratamento de saúde, sem perder o convívio familiar.

Essa é uma modalidade que tem ganhado força dentro de uma realidade na qual a população vive mais e demanda do setor de saúde soluções mais eficazes para as condições de saúde que surgem com o envelhecimento.

Em 2002, a Organização Mundial de Saúde emitiu um alerta, através do relatório sobre “Cuidados Inovadores para Condições Crônicas” de que as condições crônicas de saúde seriam a primeira causa de incapacidade em todo o mundo até 2020. Isso aumenta os custos da saúde pública e privada, tornando latente, além da necessidade de opções menos onerosas, a precisão de possibilidades mais humanizadas para estes pacientes.

Dentre os principais benefícios do Home Care estão:

  • Envolvimento da família e humanização
  • Atenção individualizada e manutenção da rotina
  • Segurança para o paciente e melhor adesão ao tratamento
  • Redução do tempo de internação hospitalar
  • Menor risco de infecção hospitalar
  • Liberação de leitos
O que é home care?

Envolvimento da família e humanização

Os serviços de Home Care, logo, são uma ferramenta importante, podendo proporcionar o gerenciamento do cuidado integral mantendo o paciente no convívio familiar e interagindo com a rotina de sua casa.

“É uma modalidade de assistência que proporciona um atendimento mais individualizado nas doenças crônicas e com um cuidado integral garantido pela equipe multidisciplinar, com a participação da família, levando à maior adesão ao tratamento”, pontua a médica e gerente da unidade de Salvador de Atenção Domiciliar da S.O.S. Vida, Cristiara Allem.

Atenção individualizada e manutenção da rotina

O plano de atendimento domiciliar é feito de forma individualizada e considerando a rotina da família e do paciente, o que torna o atendimento mais humanizado, possibilitando o máximo de convívio e interação, já que convoca a família a acompanhar o dia a dia do assistido.

 Os profissionais de saúde que fazem parte do atendimento ao paciente também se integram à rotina da casa, havendo uma constante interação entre o profissional, o paciente e a família. No tratamento são analisados os fatores ambientais e familiares que influenciam o estado atual do paciente sendo a forma de assistência adaptada ao contexto de cada família.

Segurança para o paciente e melhor adesão ao tratamento

Essa possibilidade do paciente estar dentro de sua rotina, em contato com a família, amigos e próximo de seus hábitos e referências auxilia na recuperação e na qualidade de vida, levando, além de um conforto a mais à família, mais segurança e tranquilidade para o paciente.

Redução do tempo de internação hospitalar

Outra vantagem do Home Care é a redução do tempo de internação, pois os pacientes que podem ser desospitalizados e seguem o tratamento em Atenção Domiciliar reduzem as reinternações por reagudizações de condições crônicas. O modelo de Home Care contribui para uma melhor comunicação da equipe multiprofissional de saúde com os familiares dos pacientes, além de uma adesão maior aos programas de prevenção de agravos clínicos e de promoção de saúde.

Menor risco de infecção hospitalar

O paciente em tratamento dentro de sua residência tem ainda um menor risco de infecção hospitalar cruzada, como aponta a coordenadora do programa de controle de infecção da S.O.S. Vida, Monique Lírio, médica infectologista.

“Temos conseguido bons resultados, como taxa zero para alguns tipos de infecções em casos de pacientes com uso de cateter venoso central. E de modo geral, temos mantido o quadro abaixo dos indicadores internacionais”, frisa Monique.

Liberação de leitos

Além de todos os benefícios para os pacientes e familiares, o Home Care tem uma função importante no que toca a melhoria do atendimento em saúde em geral no Brasil, considerando a liberação de leitos hospitalares para pacientes que necessitam de procedimentos e terapêuticas que só podem ser realizados em ambiente hospitalar.

Dessa forma, a Atenção Domiciliar contribui para aumentar a eficiência do sistema de saúde brasileiro, que vive uma situação crítica de carência de leitos em diversas especialidades.

Leia também: O que é o Home Care?

S.O.S. Vida e a Arte de Cuidar

Os hospitais exercem um papel centralizador importante na dinâmica de atendimento das demandas de saúde. Porém, eles têm suas limitações, tanto estruturais (em capacidade de atendimento, área geográfica etc), quanto de adequação.

Segundo Edmundo Ribeiro, diretor-executivo da S.O.S. Vida, o pensamento do “tratamento certo para o paciente certo” é um conceito muito forte.

“Para isso precisamos de uma rede de saúde completa, com boa oferta de hospitais, boa cobertura de assistência primária e uma rede profissional para desospitalização”.

Edmundo Ribeiro, diretor executivo da S.O.S. Vida

Essa demanda é cada vez mais evidente no Brasil e que está em sintonia com uma tendência mundial.

“O país tem muitos pacientes que podem dar continuidade ao tratamento em seus domicílios, sem sobrecarregar a capacidade dos hospitais, reduzindo riscos de infecções e possibilitando a proximidade com a família e a permanência em um ambiente em que o paciente se sinta bem, como a própria casa”, explica Ribeiro.

“Por isso, acreditamos na relevância do Home Care como componente de um sistema sólido e sustentável de saúde”.

O serviço de Home Care se distingue do tradicional atendimento hospitalar em infinitos pontos. Dentre tantos, o mais importante talvez seja compreender que o atendimento às necessidades não apenas do paciente, mas também de seus familiares, faz toda a diferença no ciclo de cuidado. 

É o que José Espiño, presidente da S.O.S. Vida, compreende como a arte de cuidar; algo que demanda muito mais do que talento.

“Para além de estrutura e certificações, é preciso dedicação, experiência, conhecimento, tecnologia e, antes de tudo, amor ao outro”, afirma.

José Espiño, presidente da S.O.S. Vida

A assistência no Home Care é realizada por uma equipe multiprofissional, o que permite um cuidado realizado de forma integrada. Nessa equipe, o enfermeiro exerce um papel fundamental como coordenador do cuidado, atuando como elo entre a equipe multidisciplinar e os pacientes, a família e o cuidador.

Isabella Napoli, enfermeira e assessora de projetos na S.O.S. Vida, acrescenta que o Home Care tem desafios diferentes para o profissional em relação ao trabalho realizado no hospital.

“Quando estamos no domicílio do paciente, identificamos variáveis que precisam ser consideradas no planejamento do cuidado de modo a promover a adaptação e recuperação do paciente. A estrutura física da residência, a dinâmica da família, suas rotinas, crenças e cultura, são exemplos de variáveis presentes no Home Care. Nesse sentido, o enfermeiro assume um papel abrangente, envolvendo ações de cuidar, administrar e educar, e como conciliador, intermedia e flexibiliza a assistência às necessidades do paciente”.

Com mais de 30 anos de atuação e presente em mais de 50 cidades em Sergipe, Bahia e Distrito Federal, a empresa atua de forma integrada, com equipe multiprofissional composta por cerca de 1200 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e farmacêuticos.

Saiba mais sobre a S.O.S. Vida

Especialistas na Arte de Cuidar

A saúde é o bem mais precioso do ser humano. E cuidar dela é uma verdadeira arte. Assista ao vídeo institucional da S.O.S. Vida.

Acreditação
Empresa Acreditada:

Joint Commission International (JCI)

NEWSLETTER
ONDE ESTAMOS
SALVADOR - BA
Av. Dom João VI, 152, Brotas, CEP: 40.285.001
Salvador - Bahia - Brasil
71 3277 8004
ARACAJU - SE
Rua Itabaiana, 952, São José, CEP: 49.015.110
Aracaju - Sergipe - Brasil
79 3712 7904
BRASÍLIA - DF
SHN Quadra 02, nº 87, Bloco F, Sala 818
Ed. Executive Office Tower – Asa Norte, CEP: 70.702.000
Brasília - Distrito Federal - Brasil
61 3771 5490
© Todos os Direitos Reservados - S.O.S VIDA